sexta-feira, 14 novembro 2025
CONSULTA PÚBLICA

Escola Municipal Eliana Minchin Vaughan é a segunda de Sumaré a aderir ao modelo cívico-militar

Unidade do Jardim Nova Terra teve 67,4 dos votos da comunidade escolar favoráveis à mudança; modelo foi escolhido por meio de consulta pública
Por
João Victor Viana

Com 67% de aprovação entre os votantes, a Escola Municipal Eliana Minchin Vaughan, localizada no Jardim Nova Terra, região do Matão, será a segunda unidade da rede municipal de Sumaré a adotar o modelo cívico-militar. A apuração dos votos ocorreu na noite desta segunda-feira (7).

A decisão foi tomada após uma consulta pública organizada pela Secretaria Municipal de Educação, nos dias 1º e 2 de julho, durante o horário regular de aulas, que contou com a participação de 60% dos pais, responsáveis, professores e funcionários aptos a votar.

Entre os votos registrados, 202 foram favoráveis à implementação do modelo e 98 contrários, o que representa uma aprovação de 67% do total de votantes.

A medida segue o exemplo da Escola Municipal Magdalena Maria Vedovato Callegari, que na semana passada se tornou a primeira da rede – e da região – a aprovar a mudança para o sistema cívico-militar, proposto, segundo a prefeitura, como alternativa para fortalecer a disciplina e o foco nos estudos.

Foto: Prefeitura de Sumaré

“Com o modelo cívico-militar, estamos investindo em disciplina, no respeito aos pais e professores e no foco nos estudos. É um passo importante para garantir que nossas crianças e jovens tenham melhores condições de aprendizado e crescimento pessoal”, disse o prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos).

O secretário municipal de Educação, Danilo de Azevedo, enfatizou que “a decisão foi tomada com base na vontade da comunidade escolar, respeitando o princípio democrático”, e que agora, as duas escolas passarão para a etapa de reformas na construção e capacitação dos professores e profissionais da educação, preparando-os para a implantação do novo modelo, que deve acontecer no durante o segundo ou no início do próximo ano letivo.

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