quarta-feira, 24 abril 2024

Esgoto vaza em troca de bombas e chega à represa

A troca de duas bombas da estação elevatória da Praia Azul, em Americana, provocou vazamento de esgoto, que acabou atingindo a Represa Salto Grande. A prefeitura chegou a utilizar caminhões para conter os dejetos, mas não conseguiram evitar que parte do esgoto atingisse às águas devido ao grande volume. O Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente) de Piracicaba recebeu ontem denúncia sobre poluição na represa e solicitou informações.
De acordo com a prefeitura, as bombas já estavam apresentando problemas “há algum tempo”. “Foi realizado processo de licitação para troca das duas bombas da elevatória e o serviço iniciado na quarta-feira pela manhã e deve ser encerrado na noite desta quinta-feira (ontem). Amanhã (hoje) pela manhã deve começar a normalizar o recalque de todo o esgoto. Isso deve melhorar a eficiência da elevatória em torno de 30%. Não é possível apresentar o valor do investimento nesse momento”, informou o Executivo.
Para tentar conter o vazamento, foram utilizados caminhões para retirar o esgoto. Entretanto, eles não conseguiram recolher todo o excesso. “Não é possível precisar qual foi o volume (que atingiu a represa), mas a maior parte foi retirada pelos caminhões”, informou.
A prefeitura reforçou que se trata de uma obra necessária para “melhorar a eficiência da estação elevatória”. O extravasamento na Praia Azul foi debatido ontem, em reunião com representantes do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Americana), moradores da região, secretários e com o deputado estadual Chico Sardelli (PV).
A reunião faz parte da série de encontros com representantes e autoridades de Americana e região que a prefeitura tem organizado. Outro tema abordado foram as tratativas para a extinção das macrófitas, mais conhecidas como “aguapés”, na orla da Praia Azul.
GAEMA
De acordo com o promotor de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente) de Piracicaba, Ivan Carneiro, moradores da Praia Azul realizaram ontem uma denúncia sobre vazamento de esgoto na represa. Ele confirmou que solicitou informações sobre o caso, mas disse que, se for decorrente das obras do DAE, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão responsável pela fiscalização, costuma apenas advertir o município nesse tipo de situação.
“Até configura poluição ambiental, mas quando é em virtude de obra, a Cetesb costuma no máximo advertir. Nós acabamos trabalhando no macro. Vazamento acidental não chega a ponto de interferir porque já está ruim. É algo temporário, um dois dias é solucionado. (…) De qualquer forma, os moradores denunciaram, não sei se é o mesmo caso. Solicitei informações e depois vou analisar para ver as providências cabíveis”, contou Carneiro.
O promotor informou ainda que 11 dos 18 municípios que fazem parte do acordo de preservação da Represa Salto Grande continuam a lançar poluentes no local, inclusive Americana, que tem até junho de 2020 para fazer a readequação. O apontamento foi realizado pela Cetesb.
“O problema do efluente orgânico é o fósforo e o nitrogênio, que quando está em água parada se deposita no fundo da represa e alimenta essas plantas aquáticas. Você consegue resolver isso com uma série de medidas. Não é simples e não é só com um município fazendo. Você consegue isso melhorando a qualidade do tratamento em alguns pontos. Campinas e Valinhos tem projetos prontos sobre isso. Em três ou quatro anos vai melhorar”, disse.
Carneiro ressalta a necessidade de se trabalhar o problema de forma integrada na RMC (Região Metropolitana de Campinas), o que já foi debatido com os prefeitos em 2016, mas ainda não andou. “Precisa ter tratativa entre Governo do Estado e os 11 dos 20 municípios da RMC (que lançam poluentes na represa). Teriam que se envolver nisso para ir em busca de verba, usar força política dos municípios e Estado para buscar recursos”, afirmou.
FURTO
A elevatória de esgoto, na região do Nova Carioba II, foi alvo de furto de fiação elétrica na madrugada de ontem, segundo o DAE de Americana.
Enquanto o problema não for solucionado a estação fica parada sem bombear o esgoto para o tratamento. A previsão é que o problema seja solucionado hoje.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também