sexta-feira, 3 maio 2024
SAÚDE

Estado de São Paulo soma 221 mortes por dengue; são nove confirmações na região

Entre os municípios com situação mais crítica, estão Campinas, São José dos Campos, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ribeirão Preto
Por
João Victor Viana
Foto: Freepik

O estado de São Paulo tem 221 mortes confirmadas em decorrência da dengue neste ano. Os dados, atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde neste domingo (7), indicam ainda que 471.989 pessoas foram diagnosticadas com a doença em 1.037.620 notificações.

Ainda estão sendo investigadas 495 mortes, que aguardam resultado de exame laboratorial ou classificação por critério clínico-epidemiológico, podendo aumentar o índice de óbitos.

Dos casos confirmados, 567 foram qualificados como dengue hemorrágica, o tipo mais grave da dengue. De acordo com o Instituto Butantan, uma em cada 20 pessoas pode desenvolver o quadro mais crítico da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Nestes casos específicos, podem se desenvolver sintomas mais sérios, como sangue no vômito e nas fezes, sangramento nas gengivas ou no nariz, dificuldade para respirar, confusão mental e outros.

Dos casos mais comuns, o governo estadual levantou que os sintomas mais informados nas unidades de saúde são febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea, dor nas costas e dor atrás dos olhos.

Com qualquer tipo de sintoma, a recomendação é procurar atendimento médico o mais rápido possível para evitar complicações.

Entre os municípios com situação mais crítica, estão Campinas, São José dos Campos, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ribeirão Preto.

Casos na nossa região

Na região de cobertura do TODODIA. Campinas, como uma das cidades em alerta no estado, se destaca com oito mortes e 28 óbitos em investigação.

Santa Bárbara d’Oeste é o único outro município que também confirmou uma morte.

Dos casos investigados, Americana (1), Hortolândia (3), Nova Odessa (1), Sumaré (2). Neste momento, Monte Mor, Paulínia e Santa Bárbara d’Oeste não possuem óbitos a serem investigados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também