domingo, 1 fevereiro 2026
REDE ESTADUAL

Estudante de escola pública de Sumaré embarca para intercâmbio no Canadá após seleção do programa Prontos Pro Mundo

Luis Otávio Soledade da Silva, de 16 anos, foi classificado entre 500 alunos e vai passar três meses estudando em Glace Bay, na Nova Scotia
Por
Vagner Salustiano
Aos 16 anos, Luis Otávio teve o melhor desempenho no curso gratuito de Inglês na cidade. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

O estudante Luis Otávio Soledade da Silva, de 16 anos, de Sumaré, foi classificado entre 500 alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual para realizar intercâmbio internacional pelo programa Prontos Pro Mundo, do Governo do Estado, neste semestre. Ele embarca neste domingo (1) para o Canadá, onde ficará por três meses morando em casa de família e estudando em uma escola na cidade de Glace Bay, na província de Nova Scotia.

Segundo Luis Otávio, a classificação ocorreu a partir do desempenho no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e de avaliações ao longo do curso de inglês oferecido pela Secretaria da Educação. “Consegui isso através da minha nota no Saresp e através de outros processos que tive nesse percurso de dois anos. (…) Depois do Saresp, a gente tem um curso de Inglês, comprado pelo Governo. A gente fez esse curso durante um ano. E durante esse processo a gente teve várias provas sobre nosso nível de Inglês. E dependendo das nossas notas nessas provas e nosso desempenho no curso, a gente teve uma nota final para classificar qual seria o aluno que vai ganhar o intercâmbio. E eu fui o aluno com a maior nota de Sumaré”, afirmou.

Expectativa
Ele disse que a expectativa é conhecer uma nova cultura e aprimorar o idioma. “Espero encontrar uma família acolhedora, novas experiências incríveis que vou passar lá, conhecer a cultura, a escola e como os canadenses vivem. Vai ser uma experiência nova, vou conseguir aprimorar bastante meu Inglês, e vou querer talvez morar lá futuramente”, declarou.

Sobre a fluência, afirmou que vem se preparando para a imersão. “Está evoluindo. Não diria pronto, porque ainda não como é ficar 24 horas conversando em Inglês, mas acho que estou pronto”, disse. Ele também comentou a preparação para ficar longe da família. “Um pouquinho (de ansiedade). Mas eu já estou preparado mentalmente, venho me preparando há bastante tempo para isso”, afirmou.

Família relata orgulho e ansiedade
A mãe do estudante, Camila Pereira Soledade, disse que a família está ansiosa, mas orgulhosa da conquista. “Como mãe, tenho muito orgulho dele, sempre foi um aluno inteligente, sempre quieto, mas muito inteligente. Só elogia, toda reunião de pais, elogio. Tudo que tem de curso na escola, ele conseguia passar. Conseguiu bolsa no Senai através de nota e presença, que ele nunca gostou de ter falta, sempre foi presente e inteligente. É mérito dele. A Matemática que levou ele a tudo isso, ele é dez”, contou.

Sobre o período longe do filho, ela afirmou: “Vai ser difícil, nem penso… Mas quando lembro, é difícil. Mas estou feliz pela oportunidade de ele ir. O coração fica apertado, mas pronto ele está. Ele fala que não pode ter esse apego emocional, que tem que viver, conhecer coisas novas – então acho que ele está pronto”, completou.

Aluno da rede pública e critérios do programa
Luis Otávio cursa a 3ª série do Ensino Médio na EE (Escola Estadual) Vereador Euclides Miranda, na Vila Yolanda Costa e Silva, região central de Sumaré. Antes, estudou na Escola Municipal Sabidinho, no Centro.

Considerado pelo Governo do Estado como o maior programa público de intercâmbio do país, o Prontos Pro Mundo prevê temporada de estudos em países de língua inglesa. Além do Canadá, os destinos incluem Irlanda, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Esta é a terceira vez que alunos da rede estadual paulista são beneficiados com o intercâmbio internacional gratuito.

Segundo as informações do programa, após a pré-seleção com base no desempenho no Saresp do 9º ano do Ensino Fundamental, os estudantes participam de um curso intensivo de inglês. Para viajar, é necessário manter notas acima de 7,0 nas disciplinas básicas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no semestre anterior e ter presença de 90% nas aulas. Os alunos recebem ajuda de custo para a viagem e bolsa durante os três meses fora.

Mãe Camila Soledade está orgulhosa do filho, mas apreensiva com a separação. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Prefeito e vice parabenizam estudante
Luis Otávio foi recebido nesta semana pelo prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) e pelo vice-prefeito André da Farmácia (MDB), que parabenizaram o estudante pela conquista.

“(O Luiz Otávio) é fruto da Educação Pública da nossa cidade, da EM Sabidinho e da EE Euclides Miranda, que se destacou no Inglês e foi selecionado para estar indo para o Canadá. Deus abençoe esse futuro brilhante e eu fico muito feliz quando a gente tem boa Educação, algo que ninguém jamais vai tirar do Luiz Otávio. Fico muito orgulhoso por você representar Sumaré”, afirmou o prefeito.

“Estamos colhendo novamente os bons frutos da Educação Pública de Sumaré, parabéns ao Luis Otávio e que Deus prossegue abençoando você e sua família, e vamos juntos sempre construindo uma Sumaré melhor para todos”, completou o vice André.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também