A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Balsa, que pode ter as obras de construção concluídas até o fim de 2019, vai acabar com o despejo irregular de esgoto e permitir a recuperação da Gruta Dainese. Patrimônio de Americana, o Parque Natural Municipal da Gruta Dainese tem cinco quedas d’água em uma área de 4,9 mil metros quadrados.
As obras de construção da estação de tratamento, iniciadas em abril de 2018, têm previsão de 24 meses de duração, mas a empresa responsável tem sido ágil no cumprimento do cronograma, segundo o diretor geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, Carlos Cesar Gimenez Zappia.
No fim do ano passado, a estrutura principal da futura ETE estava com 40% das obras concluídas.
CONCLUÍDA OBRA EM RESERVATÓRIO
O DAE concluiu ontem a reforma e adequação do reservatório elevado (RE2) da ETA (Estação de Tratamento de Água). As obras tiveram início em 2018 e a unidade passou por reforma em toda a alvenaria.
Nesta semana, foram instaladas as escadas de acesso à parte superior da unidade, atendendo às normas técnicas. O DAE investiu R$ 31.169,00 nos equipamentos.
“O prefeito Omar Najar visitou as instalações e determinou que os serviços fossem executados e agilizados, atendendo assim uma reivindicação antiga dos funcionários”, disse o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.