sábado, 4 outubro 2025
MEIO AMBIENTE

Famílias compartilham momento ecológico com os filhos e plantio de árvores

Evento realizado pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana celebra sustentabilidade
Por
Nicoly Maia

Com luvas, uma muda e as mãos na terra. Assim foi a manhã de sábado (4) para diversas famílias de Americana e Santa Bárbara d’Oeste. O encontro, promovido pela Unimed, marcou a 18ª edição do Programa Vida Verde.

Gratuito e aberto ao público, o evento foi realizado em uma área verde ao lado da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. A ação celebra os bebês nascidos no ano anterior na maternidade da cooperativa, com o plantio de mudas de árvores, um gesto simbólico que une cuidado e esperança em um futuro mais sustentável.

Aprendizado desde cedo
O motorista Romilson Oliveira participou pela primeira vez, ao lado da filha Helena, e destacou a importância do aprendizado desde cedo. “É muito bom fazer essa atividade com as crianças. Com esse cenário de desmatamento e aquecimento, ela já entende a importância da árvore e que não pode desmatar.”

O Programa Vida Verde já ultrapassou a marca de 8 mil árvores plantadas. Foro: Willian Franco/ TV TODODIA

“Esse evento traduz o papel da Unimed no dia a dia da sociedade. Cada família que vem aqui, planta sua árvore e deixa um legado, ajuda a construir um mundo melhor. O plantio contribui para amenizar o clima e garantir um futuro mais saudável” comenta o diretor de Provimento em Saúde da Unimed, doutor Gustavo Quinteiro.

Raízes que contam histórias
O pai do Theo, Thiago Trevisani, contou que a iniciativa cria um vínculo afetivo com a natureza. “A gente vai acompanhar o crescimento da árvore, trazer o Theo pra ver como ela se desenvolveu e contar a história do primeiro aninho dele. Vamos até tentar marcar o local onde ela foi plantada.”

Segundo o assistente de sustentabilidade da Unimed, Gabriel Fagiam, o programa busca incentivar a conexão com o meio ambiente desde a primeira infância. “As crianças são o futuro. Trazer esse princípio de contato com a natureza é essencial, especialmente em regiões tão urbanizadas.”

A mãe da Lara, Bianca de Lima Marcelino, participou pela segunda vez e destacou o significado da ação. “Esse ano a Lara foi convidada. No ano passado, viemos como voluntários. É a nossa segunda árvore plantada. É uma experiência deliciosa e muito rica, saber que ela está fazendo parte do ecossistema.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também