
Acontece nesta quinta-feira (30), o feriado de “Corpus Christi”, a data é uma tradição católica que começou a ser celebrada em 1264. As igrejas da região celebram a data com a famosa procissão, além dos tapetes de serragem que colorem as ruas das cidades.
De acordo com a assessoria de imprensa da Basílica Santo Antônio de Americana, a solenidade acontece sempre em uma quinta-feira e 60 dias após a Páscoa em memória à última ceia de Cristo com os apóstolos.O significado da palavra “Corpus Christi” vem do latim e significa “Corpo de Cristo” ou “Corpo de Deus”, a data está ligada a instituição católica da Eucaristia, ou seja, ao momento em que Jesus partilhou o pão e o vinho com seus apóstolos na última ceia antes de sua crucificação, como descrito no versículo São Mateus 26:26, da Bíblia Sagrada.
A data começou a ser celebrada na Idade Média, após as visões de uma freira pedirem para a Igreja celebrar a eucaristia. Entretanto, foi só foi consagrada após um suposto milagre ocorrer em Bolsena, na Itália, no qual se conta que, na ocasião uma hóstia teria escorrido sangue durante a eucaristia. Sendo assim, em 1264, o Papa Urbano IV, estabeleceu a festividade de “Corpus Christi” no calendário da Igreja Católica, com sua data móvel, sendo celebrada sempre 60 dias após a Páscoa, e na quinta-feira seguinte ao domingo é comemorado a Santíssima Trindade
Durante a data, são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas com os famosos tapetes de sal, que podem ter também outros materiais, como serragem em sua composição. Os tapetes representam os ramos que os fiéis jogavam em Cristo durante sua passagem por Jerusalém. Nelas, passam a procissão, conduzida pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, e o Santíssimo Sacramento, que é acompanhada pelos fiéis.
Apesar de a data ser muito importante para os fiéis católicos, o dia de “Corpus Christi” não é considerado um feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Na cidade de Americana, o dia é configurado como feriado municipal, em 2024 a data é comemorada no dia 30 de maio.