terça-feira, 27 fevereiro 2024
Cuidado com os pets!

Festas aumentam preocupação com animais por causa dos fogos de artifício

A utilização dos artefatos de efeito sonoro ruidoso é proibida em Americana por uma Lei, de autoria do vereador Marcos Caetano (PL) que cobra fiscalização e campanha de divulgação
Por
Henrique Fernandes
Foto: Lucas Moraes/Rede Todo Dia

O período das festas juninas chegou e os arraiás, geralmente, são celebrados com queima de fogos de artifício. A explosão, que significa alegria para os humanos, se transforma em pavor para cães, gatos e outros animais. Em Americana, por exemplo, existe uma Lei de autoria do vereador Marcos Caetano (PL) que proíbe a queima de fogos de artifício de efeito sonoro ruidoso na cidade.

A veterinária Camila Andrejus trabalha no Hospital Veterinário da Fam (Faculdade de Americana) e comenta que atende muitas emergências com os pets machucados e assustados por conta do barulho dos artefatos explosivos. Ela pede para que a população se conscientize sobre os perigos causados aos animaizinhos.

“Essa conscientização é de extrema relevância pensando que, hoje, nós temos muitos atendimentos emergenciais com animais que chegam machucados e ficam muito assustados por conta dos fogos de artifício, principalmente nesta época e também no final do ano. Pensar mais na saúde dos animaizinhos e também de algumas pessoas”, comenta Camila.

Ela separou cinco dicas com técnicas utilizadas dentro de um comportamento animal para amenizar o pânico dos pets nesse período festivo, como:

1 – Deixá-lo dentro de casa, colocar um som mais alto da televisão ou ventilador para abafar os sons de fora.
2 – Deixá-lo acompanhado.
3 – Não deixar o animal próximo de locais que possam feri-lo
4 – Tampar os ouvidos com algodãozinho
5 – Criar uma bandagem em volta do corpinho para ele se sentir mais protegido

“Provavelmente, quando o animal fica assustado, ele vai acabar colocando a própria vida em risco. É necessário tomar cuidado com tudo que está a sua volta, inclusive”, alerta a veterinária.

Autor da Lei Municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício, o vereador Marcos Caetano (PL) cobra uma fiscalização por parte do Poder Público e solicita uma campanha de divulgação da Lei. Segundo ele, ainda há pessoas que descumprem a Legislação em Americana.

“Estamos em festa, muitas quermesses na nossa cidade. Temos uma preocupação porque temos uma lei que proíbe a soltura de fogos de artifícios. Nós não podemos aceitar. Tem pessoas que estão soltando fogos de artifício ainda. São infratores, pessoas que estão descumprindo a Lei. A preocupação é grande com as pessoas de idade, os autistas, recém-nascidos e muito preocupados com os animais. Então, eu gostaria que o Poder Público e os órgãos competentes (Gama, Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Militar) tomassem uma providência mais rígida em cima desta Lei. Até agora, não vimos nada, nenhum programa, campanha em relação a isso”, afirma o vereador.

Caetano comentou que vai protocolar nesta quarta-feira (14), em regime de urgência, um requerimento cobrando uma fiscalização da Lei Municipal.

Foto: Lucas Moraes/Rede Todo Dia
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também