Três meses depois de ter sua escadaria lavada por fiéis da Igreja Católica em um protesto contra os escândalos envolvendo o ex-reitor, Padre Leandro Ricardo, a Basílica de Santo Antônio de Pádua, no Centro de Americana, deve ser palco de uma nova manifestação amanhã.
Um “Manifesto dos Leigos” está sendo convocado via redes sociais para ocorrer a partir das 10h neste sábado, véspera de Dia das Mães – quando é esperado um fluxo maior de consumidores pela região do santuário, já que o comércio abre em horário especial (até 18h) para a compra de presentes.
Os fiéis pretendem pedir o afastamento do bispo Dom Vilson Dias de Oliveira da Diocese de Limeira (responsável pelas paróquias de Americana) e prometem “orar e cantar” pelo fim dos casos de abusos sexual, financeiro, psicológico, jurídico e religioso, que teriam sido cometidos pelo bispo e pelo padre, segundo as denúncias.
Convocada pelo Facebook, a manifestação é prevista para se estender até o horário da missa das 14h.
Dom Vilson é investigado pela Igreja e também pela Polícia Civil, sob a acusação de apropriação indébita de recursos do Clero.
Ele também é acusado de ter “acobertado” os supostos crimes sexuais que teriam sido cometidos contra menores de idade (coroinhas) pelo padre Pedro Leandro Ricardo, afastado da Basílica em janeiro, após o início das investigações. Ambos negam os crimes, mas se recusam a comentar o caso.
INQUÉRITO
Conforme o TODODIA revelou ontem, na quarta-feira a Polícia Civil informou que vai pedir a prorrogação do prazo para a conclusão dos inquéritos abertos para investigar as denúncias. Já a apuração interna feita pela Igreja está no Vaticano, em Roma, desde abril. Nos dois casos, as apurações estão em segredo.