terça-feira, 18 junho 2024

Fiéis organizam novo protesto na Basílica de Americana amanhã

Três meses depois de ter sua escadaria lavada por fiéis da Igreja Católica em um protesto contra os escândalos envolvendo o ex-reitor, Padre Leandro Ricardo, a Basílica de Santo Antônio de Pádua, no Centro de Americana, deve ser palco de uma nova manifestação amanhã.

Um “Manifesto dos Leigos” está sendo convocado via redes sociais para ocorrer a partir das 10h neste sábado, véspera de Dia das Mães – quando é esperado um fluxo maior de consumidores pela região do santuário, já que o comércio abre em horário especial (até 18h) para a compra de presentes.

Os fiéis pretendem pedir o afastamento do bispo Dom Vilson Dias de Oliveira da Diocese de Limeira (responsável pelas paróquias de Americana) e prometem “orar e cantar” pelo fim dos casos de abusos sexual, financeiro, psicológico, jurídico e religioso, que teriam sido cometidos pelo bispo e pelo padre, segundo as denúncias.

Convocada pelo Facebook, a manifestação é prevista para se estender até o horário da missa das 14h.

Dom Vilson é investigado pela Igreja e também pela Polícia Civil, sob a acusação de apropriação indébita de recursos do Clero.

Ele também é acusado de ter “acobertado” os supostos crimes sexuais que teriam sido cometidos contra menores de idade (coroinhas) pelo padre Pedro Leandro Ricardo, afastado da Basílica em janeiro, após o início das investigações. Ambos negam os crimes, mas se recusam a comentar o caso.

INQUÉRITO
Conforme o TODODIA revelou ontem, na quarta-feira a Polícia Civil informou que vai pedir a prorrogação do prazo para a conclusão dos inquéritos abertos para investigar as denúncias. Já a apuração interna feita pela Igreja está no Vaticano, em Roma, desde abril. Nos dois casos, as apurações estão em segredo.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também