Cidades vizinhas registram, juntas, um novo veículo emplacado por hora em 2021, segundo Detran.SP
Em um ano, as frotas de Americana e Santa Bárbara ganharam, juntas, um novo veículo emplacado a cada duas horas. A média atual é de 0,78 veículos por habitante, mas se mantiver esse ritmo de crescimento da frota, em pouco tempo carros e pessoas serão em mesmo número nos municípios. Os dados são do Detran.SP (Departamento Estadual de Transito de São Paulo).
Americana possuía em agosto do ano passado 186.760 veículos registrados. Hoje a frota já alcança 189.713 (aumento de 1,5%). Já Santa Bárbara apresentava, no mesmo mês de 2020, 146.076 veículos rodando pelas ruas da cidade. Hoje conta com 2.561 novos, totalizando 148.637 (aumento de 1,75% no período). Ao todo, foram mais 763 carros e 758 motocicletas emplacados em Americana, e mais 1.224 automóveis e 530 motos em Santa Bárbara.
Mesmo com as restrições impostas de circulação de pessoas, fixação de horário especial de funcionamento do comércio e adoção de trabalho remoto, americanenses e barbarenses não deixaram de adquirir automóveis.
A assessora de comunicação interna Tania Cocovia, de Americana, foi uma das pessoas que trocaram de carro no período. “Eu tinha um carro 2010, que já estava apresentando problemas mecânicos. Pelo custo-benefício, preferi trocar por um novo”, comenta Tania. Ela diz que já vinha planejando a troca e que a pandemia não influenciou na decisão.
Já o auxiliar de expedição Victor França Melquíades, de Santa Bárbara d’Oeste, trocou de motocicleta pensando no trabalho extra que faz como entregador – e que teve aumento de demanda durante a pandemia. “Fiz as contas e em cinco meses deu pra comprar a moto nova. Faço entregas há cinco anos e senti a necessidade de trocar, até mesmo por economia”, comenta.
A professora Karine de Andrade Delphino, também de Santa Bárbara d’Oeste, diz que faz a troca de veículo a cada três ou quatro anos e que a pandemia não influenciou na compra. “Como meu marido e eu somos funcionários públicos, temos essa segurança para fazer o investimento”, diz. O objetivo dessa vez era encontrar um carro mais econômico.
Segundo a gerente geral de uma rede de concessionárias da região, Silvana Fróes, houve um aumento tanto na venda de carros novos quanto de seminovos durante o último ano. Para ela, além do cliente regular, que geralmente troca de carro a cada dois anos, independentemente do cenário econômico, muita gente aproveitou para investir o dinheiro que seria gasto em viagens ou outros bens para trocar de carro.
“O perfil da maioria dos nossos clientes é o de pessoas com estabilidade financeira e que gostam de mudar de veículo periodicamente. Mas a paixão dos brasileiros por carros acaba fazendo com que todo mundo procure por um veículo, seja novo ou seminovo, que apresentou aumento de 30% nas vendas”, comenta.
Silvana diz ainda que o modelo preferido dos consumidores também migrou do sedan para os utilitários SUVs e mini SUVs. “Atualmente a maioria procura a concessionária querendo esse modelo específico. Temos listas de espera de vendas deles”, afirma.
Para o engenheiro especialista em trânsito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Creso de Franco Peixoto, a expectativa é que a frota aumente ainda mais. “A pandemia não freou a venda de automóveis e com a expectativa de melhora da economia, mesmo com o aumento da inflação, haverá reaquecimento das vendas”, afirma.
De acordo com ele, cada vez mais carros de montadoras orientais, com manutenção mais baixa, serão vistos circulando pelas ruas. “A filosofia de carros que oferecem manutenção mais barata é que define esse novo perfil de carro popular que tem sido adquirido”.
Prefeituras dizem investir em mobilidade
Tanto a Prefeitura de Santa Bárbara quanto a de Americana afirmam estarem preparadas para o aumento do fluxo de veículos. Em Americana, a duplicação de parte da Avenida Nicolau João Abdalla, que dá acesso à região do pós-Anhanguera, e a transposição do Parque da Gruta, que fez a ligação entre os bairros Morada do Sol e Parque da Liberdade, foram as principais obras recentes, de acordo com Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário).
Além disso, está em curso a obra de extensão da Avenida Bandeirantes, com alça para o viaduto João Romano, a remodelação do portal de entrada da cidade, a transposição da Anhanguera e um novo viaduto ao lado do Amadeu Elias, na região central.
Já a Prefeitura de Santa Bárbara diz que a criação de novas vias nos últimos anos proporcionou mudança significativa na mobilidade urbana.
A Secretaria de Trânsito destaca o prolongamento da Avenida São Paulo, a duplicação do trecho já existente, a nova Avenida Norte-Sul – Vereador Antônio Carlos de Souza – Antonio da Loja, a consolidação dos trechos da Avenida Laura Santos Machado, Avenida Conceição dos Santos Machado, a duplicação da Avenida Mogi Guaçu, o prolongamento da Avenida Juscelino Kubitschek, o prolongamento da Rua da Agricultura – com nova ponte sobre o Córrego Giovanetti, construção de novas pontes sobre o Ribeirão dos Toledo e no Jardim Conceição, nova ponte do Viveiro, interligando o São Joaquim e o Barão e a nova ponte do Jardim Batagin, entre outras intervenções.
Houve ainda a remodelação de pontos como a entrada da cidade pela a Avenida XV de Novembro e novos conjuntos de semáforos. “Santa Bárbara saiu do zero para mais de 15 km de extensão de ciclovias. E nos próximos anos novos avanços em ciclovias devem ocorrer”, afirma.