quinta-feira, 29 maio 2025
IMPASSE

Funcionários do transporte público de Limeira decretam estado de greve

Além da recomposição salarial, a categoria solicita um acréscimo de 15% no valor dos benefícios
Por
Igor Sedano
Caso as negociações não avancem e não se chegue a um acordo, a categoria poderá deflagrar uma greve geral a partir de sábado (30). Foto: Igor Sedano/TV TODODIA

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Limeira (SINDTTRUL) decretou estado de greve a partir desta quarta-feira (28), como forma de pressionar a empresa SOU Limeira — concessionária responsável pela operação do transporte coletivo no município — a abrir negociações salariais com a categoria.

De acordo com o sindicato, até o momento a empresa não apresentou qualquer posicionamento oficial em relação às reivindicações dos trabalhadores, que somam mais de 200 profissionais, incluindo motoristas e funcionários de outras áreas operacionais do sistema.

A paralisação, por ora, está prevista como uma possibilidade: o estado de greve terá duração de 72 horas, período durante o qual os representantes sindicais esperam estabelecer um canal de diálogo com a direção da SOU Limeira. Caso as negociações não avancem e não se chegue a um acordo, a categoria poderá deflagrar uma greve geral a partir de sábado (30).

Entre as principais reivindicações apresentadas pelo sindicato está o reajuste salarial de 11%, composto por duas parcelas: 5,32% referentes à reposição inflacionária, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e outros 5,68% como aumento real nos vencimentos.

Além da recomposição salarial, os trabalhadores também solicitam um acréscimo de 15% no valor dos benefícios, que incluem o vale-alimentação e o vale-refeição, essenciais para o custeio das despesas básicas dos funcionários.

Outro ponto da pauta é a reivindicação de um reajuste de 15% na comissão recebida pelos motoristas que, além de conduzirem os veículos, também exercem a função de cobradores, acumulando responsabilidades sem a correspondente valorização salarial.

Por fim, os trabalhadores também pleiteiam o pagamento de 20% de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), uma forma de remuneração variável que visa reconhecer o esforço coletivo e estimular a produtividade.

A decisão pelo estado de greve foi tomada após assembleia da categoria, que considera imprescindível que a empresa apresente uma proposta concreta que contemple, ainda que parcialmente, as reivindicações apresentadas.

A reportagem aguara posicionamento da empresa SOU Limeira para atualizar esta matéria.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também