As quadras de tênis do Centro Cívico (Complexo Esportivo Mílton Fenley Azenha) ficarão sem iluminação até fevereiro de 2019, após vândalos furtarem a fiação elétrica do local na madrugada de ontem.
É o sexto prédio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude alvo deste tipo de crime somente em 2018. Os prejuízos da pasta com atos de vandalismo somam R$ 31 mil.
De acordo com a Secretaria, cerca de 30 pessoas que frequentam as quadras diariamente serão afetadas.
O restabelecimento da energia elétrica, com a instalação de novos fios, deve custar R$ 5 mil aos cofres públicos municipais.
A projeção é de que o serviço seja executado só em fevereiro, após as festividades de fim de ano e a conclusão dos trâmites administrativos para a contratação de empresa especializada em reparos elétricos.
A fiação elétrica é geralmente revendida para depósitos e recicladores de sucatas, como explicou subcomandante do 19º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Major PM Rogério Nascimento Takiuchi. “Toda vez que ocorre este delito é sinal de que há um receptador do produto do crime. Por isso, é importante que exista uma investigação para descobri-lo. A Polícia Militar atua na busca destes receptadores, conferindo informações de locais conhecidos e denúncias”, declarou.
Segundo ele, este tipo de crime está associado ao consumo de drogas, em virtude do pequeno valor que é obtido com a venda de fios.
Esta é a sexta vez que a estrutura da Secretaria de Esportes é danificada pelo mesmo motivo.
O furto de fiação também deixou sem energia elétrica a Praça de Esportes do Jardim Ipiranga e os ginásios do Jardim São Pedro, do Jardim Ipiranga e do Zanaga, furtado duas vezes.