Uma capivara foi resgatada nas dependências internas do Aeroporto Municipal de Americana, na manhã desta sexta-feira (9). A ação foi conduzida pelo GPA (Grupo de Proteção Ambiental), da Gama (Guarda Municipal de Americana. O animal foi solto logo após o resgate.
Segunda a Gama, a ocorrência teve início após solicitação da administração do aeroporto, que alertou para a presença do animal em uma área considerada sensível, com potencial risco tanto para a segurança das operações aeroportuárias quanto para a integridade da capivara.

As equipes do GPA foram acionadas e se deslocaram até o local. Durante a tentativa de resgate, o animal apresentou comportamento agressivo ao se sentir acuado. Diante da situação, foi necessário o apoio técnico de um médico-veterinário e de um biólogo do Parque Ecológico Municipal, que realizaram a sedação de forma controlada.
De volta ao habitat natural
Após o procedimento, o resgate foi concluído com sucesso. A capivara passou pelos cuidados necessários, e em seguida foi solta em uma área adequada, às margens da pós-represa, retornando ao seu habitat natural.
Por meio de nota, a Guarda destaca que a ação reforça o compromisso da corporação com a proteção da fauna, a segurança da população e a preservação do meio ambiente, atuando de forma integrada com outros órgãos técnicos sempre que necessário.





