quinta-feira, 21 novembro 2024

Garoto atacado por cão é submetido a cirurgia de 4 horas no HC da Unicamp

O menino atacado no rosto por um cão abandonado anteontem no Parque da Liberdade, em Americana, foi submetido a uma cirurgia ontem no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, em Campinas. O cachorro foi morto por populares após o ataque.

 

Bianca Ferraz Alves, coordenadora do projeto social “Semear” – do qual o menino e os irmãos participam -, e que está com a família desde o ocorrido, disse que a criança sofreu dois cortes profundos no rosto, sendo que o lado direito da face foi o mais afetado. De acordo com ela, foi necessário, inclusive, um enxerto de pele. Apesar da gravidade, o estado de saúde da criança é estável, informou a coordenadora.

 

“Ele entrou no centro cirúrgico às 10h10 e a cirurgia durou cerca de quatro horas. Os médicos fizeram um ótimo trabalho e uma sutura muito bem feita. Acredito que ficará pouco marcado”, disse ela.

 

Ainda segundo Bianca, a família ainda não teve tempo de fazer um BO (Boletim de Ocorrência), em função da correria para socorrer o menino, que completou 6 anos ontem, no hospital onde permanece internado.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, o cão, que foi abandonado no local por um desconhecido momentos antes do ataque, é da raça boxer. O corpo do animal foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses na terça à noite, horas após o ocorrido. Como o cachorro não possui qualquer identificação, seu proprietário também não tinha sido identificado até ontem.

 

Questionada sobre possíveis exames para verificação de raiva no animal, a Secretaria informou que “como se trata de cão agressor que veio a óbito antes do período de observação para raiva (10 dias), será coletado material para diagnóstico da doença”.

 

Caso seja identificado, o proprietário do cachorro pode ser processado por ausência de cautela e enquadrado por permitir a fuga ou por abandono do animal, de acordo com a Lei Municipal 4547/2007.

 

A multa para essa infração varia de R$ 300 a R$ 3 mil, sendo dobrada em caso de reincidência.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também