quarta-feira, 6 agosto 2025
PESQUISA ÁGILI/TODO DIA EM CAMPINAS

Gestão de Dário Saadi é aprovada por 53,3% dos moradores de Campinas, aponta Ágili/TODODIA

Pesquisa aponta percepção dos campineiros sobre gestão municipal, serviços e eleições de 2026
Por
Guilherme Pierangeli
Dário Saadi tem avaliação positiva em Campinas | Foto: Fernanda Sunega/PMC

Uma pesquisa encomendada pela TV TODODIA e realizada pela Ágili Pesquisas traz a percepção dos moradores de Campinas sobre temas como a avaliação do governo de Dário Saadi; o trabalho dos vereadores na Câmara; os segmentos prioritários para o município; além da intenção de voto em possíveis cenários para as eleições de 2026 para cargos de senador, governador e presidente. 

Os dados serão divulgados diariamente a partir desta quarta-feira (6). Nesta primeira reportagem nós apresentamos os temas prioritários para a população, e a avaliação do prefeito Dário Saadi.

Avaliação da administração municipal

A administração de Dário foi classificada como “regular” por 45,5% dos entrevistados. Já 28,6% consideram a gestão “boa”, enquanto 11% avaliam como “ruim”, e 8,5% como “péssima”. Apenas 3% disseram que a administração é “ótima”.

Avaliação pessoal de Dário

Embora cerca de 32% dos entrevistados avaliem a gestão de Dário como boa ou ótima, quando a pergunta é sobre a aprovação pessoal do prefeito Dário Saadi, 53,3% afirmam aprovar como ele governa a cidade, contra 35,9% que desaprovam. 

Nível de confiança

Além disso, 49% dizem confiar no prefeito, enquanto 40,3% não confiam e 10,8% não souberam responder.

O Cientista Político e professor da PUC-Campinas, Vitor Barletta Machado, vê os índices como positivos para Dário, mas destaca que as avaliações negativas não são tão baixas assim. “Ele tem uma maioria de aprovação, ele sai com aprovação majoritária, mas com uma reprovação também que é bastante alta”, analisa.

Demandas urgentes

Entre as áreas que a população de Campinas considera mais urgentes para atenção do poder público, a saúde aparece no topo da lista, com 60,6% das menções. Em seguida, segurança, com 30,4%, e educação, com 24%. Outras áreas com destaque menor, mas ainda significativas, incluem transporte público, 15,3%, pavimentação asfáltica, 9,4%, e moradia, 5%.

Obs: Nesta questão os entrevistados puderam citar mais de uma opção, por isso a soma ultrapassa 100%.

“Com relação a outros dados que nós temos ali, as prioridades, os setores que o povo considera, o eleitor considera como mais importantes para serem observados pelos candidatos, você não tem nenhuma grande variação. Você tem aqueles espaços, aqueles temas que são os que sempre estão em primeiro lugar em qualquer pesquisa, que são saúde, segurança e educação”, analisa o cientista político.

Onde a prefeitura vai bem

Quando questionados sobre os serviços em que a prefeitura desenvolve melhor trabalho, a saúde é citada por 14,9% dos entrevistados. Em seguida, aparecem transporte público e educação, ambos com 8,2%. Depois vem pavimentação asfáltica, com 8%, iluminação pública 6,6%, e coleta de lixo 6,4%. 

Segurança, apontada como uma área prioritária na avaliação dos entrevistados, não aparece entre as primeiras na lista de serviços em que a prefeitura realiza um bom trabalho na opinião dos entrevistados, ficando somente na 7⁠ª posição, com 5,9%.

“Os critérios que a pessoa vai usar para avaliar ali, falando de desempenho do prefeito, do governador, o que quer que seja, a gente percebe que, muitas vezes, eles estão desalinhados com a avaliação que a pessoa faz do seu dia a dia, dos serviços aos quais ela tem acesso. A pessoa está insatisfeita com o serviço, mas, ao mesmo tempo, está avaliando bem o desempenho daquele gestor. Então, a gente percebe claramente que as pessoas ainda têm dificuldade de entender quem é responsável pelo quê dentro daquilo que é, digamos, os itens que ele considera como prioritários para a sua vida”, opina Machado.

“Então, acho que essas questões ainda são muito nebulosas para uma grande parte do nosso eleitorado também, todos esses elementos nos ajudam a entender os resultados da pesquisa”, complementa.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada com 800 eleitores de Campinas, com 95% de nível de confiança e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas por telefone, com amostragem representativa por sexo, idade, escolaridade e região da cidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também