O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (19) a duplicação da malha ferroviária de Americana e de Sumaré. As obras fazem parte de plano de reestruturação da malha ferroviária em todo o estado. Segundo o Governo, grande parte das obras deverá ser concluída em seis anos. Mais detalhes ainda não foram divulgados.
“É a maior ampliação do transporte ferroviário do estado de São Paulo dos últimos 50 anos e é o primeiro anúncio do plano de retomada da economia. Estão previstas duplicações, reativações de trechos inativos, ampliação de pátios e modernização total da ferrovia”, disse o governador João Doria (PSDB). As obras serão realizadas pelo Grupo Rumo Logística.
Entre as intervenções previstas, destacam-se:
1) Ampliação e implantação de pátios de cruzamento entre Rubinéia e Itirapina
2) Duplicação de trechos entre Itirapina, Boa Vista Velha e Perequê, passando por municípios como Sumaré, Limeira, Rio Claro e Americana
3) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Araraquara
4) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Rio Claro
5) Contorno ferroviário atendendo os municípios de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral. O contorno ferroviário que ficará a 10 km da área central de São José do Rio Preto. Serão feitas 25 obras de artes (5 pontes e 20 viadutos ferroviários)
6) Contorno ferroviário em Catanduva: serão cerca de 18 km de trilhos e um novo pátio
7) Reativação do ramal ferroviário Colômbia-Pradópolis (158,6 km), que passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e Barretos
8) Reativação do ramal ferroviário Panorama-Bauru (369,1 km), que atravessa cidades importantes como Bauru e Dracena
9) Passarelas, viadutos e pontes (rodoviárias e/ou ferroviárias) em várias cidades paulistas