sexta-feira, 9 maio 2025
RECALCULANDO ROTA

Governo de SP altera cronograma para início de pedágios na SP-304; saiba quais são as novas datas

Em contrapartida, outros processos essenciais para a concessão serão adiantados
Por
Felipe Gomes

Os três pórticos de cobrança previstos para a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), nos quilômetros 122, 144 e 154, deverão começar a funcionar em maio de 2027. A nova data foi divulgada durante audiência pública sobre o projeto de concessão do lote “Rota Mogiana” nesta sexta (14).

Inicialmente, conforme divulgou a TV TODODIA na quarta-feira (12), a previsão era para que a cobrança começasse em novembro de 2026. As tarifas devem variar entre R$ 1,80 e R$ 3, fato antecipado com exclusividade pela nossa reportagem.

Segundo a diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Raquel Carneiro, a decisão foi tomada em razão do tempo necessário para que a concessionária que assumir a rodovia cumpra com as etapas para a implantação dos pedágios, que pode levar cerca de um ano. Em contrapartida, o contrato prevê adiantar todas as etapas anteriores.

Foto: Reprodução/TVTODODIA

O lançamento do edital, antes previsto para julho deste ano,foi adiantado em um mês e deve acontecer em junho. Já o leilão para concessão, que seria realizado em novembro, foi antecipado para setembro, com a assinatura do contrato prevista para abril de 2026.

A última audiência pública sobre o tema contou com a presença de prefeitos, vereadores e moradores de diversas cidades afetadas pelo projeto direta ou indiretamente. Porém políticos da região não acompanharam presencialmente o evento.

Americana teve apenas um representante presente, um morador local, que se identificou como Marcos. “A SP-304 é quase uma avenida dentro de Americana. Colocar uma rodovia pedagiada vai onerar o custo de vida das pessoas. Os moradores de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba serão afetados em sua economia”, disse.

ENTENDA O CASO

O modelo de pedágio será o free flow, no qual a tarifa é cobrada automaticamente, sem que os motoristas precisem parar para realizar o pagamento, por meio de tags inseridas nos veículos ou do reconhecimento das placas via câmeras.

O investimento previsto é de R$ 6 bilhões ao longo de 385 quilômetros de diversas rodovias. O governo de São Paulo afirma que a concessão permitirá melhorias nos trechos, como 60 quilômetros de duplicações, 53 quilômetros de faixas adicionais e terceiras faixas, 118 quilômetros de acostamentos ampliados ou implantados e 32 quilômetros de marginais.

Também estão previstos 17 passarelas, 23 novos pontos de ônibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte especiais, garantindo mais segurança viária e fluidez no trânsito, de acordo com o governo de SP.

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