
Os três pórticos de cobrança previstos para a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), nos quilômetros 122, 144 e 154, deverão começar a funcionar em maio de 2027. A nova data foi divulgada durante audiência pública sobre o projeto de concessão do lote “Rota Mogiana”. Inicialmente, conforme divulgou a TV TODODIA na quarta-feira (12), a previsão era para que a cobrança começasse em novembro de 2026.
Segundo a diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Raquel Carneiro, a decisão foi tomada em razão do tempo necessário para que a concessionária que assumir a rodovia cumpra com as etapas para a implantação dos pedágios, que pode levar cerca de um ano. Em contrapartida, o contrato prevê adiantar todas as etapas anteriores.
O lançamento do edital, que antes estava previsto para julho deste ano foi adiantado em um mês e deve acontecer em junho. Já o leilão para concessão, que seria realizado em novembro, foi antecipado para setembro, com a assinatura do contrato prevista para abril de 2026.
A última audiência pública sobre o tema contou com a presença de prefeitos, vereadores e moradores de diversas regiões que serão afetadas pelo projeto direta ou indiretamente. A região de Americana teve apenas um representante presente, um morador local, que se identificou como Marcos. “A SP-304 é quase uma avenida dentro de Americana. Colocar uma rodovia pedagiada vai onerar o custo de vida das pessoas. Os moradores de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba serão afetados em sua economia”, disse.
ENTENDA O CASO
De acordo com documentos as quais a reportagem teve acesso, o modelo de pedágio será o free flow, no qual a tarifa é cobrada automaticamente, sem que os motoristas precisem parar para realizar o pagamento, por meio de tags inseridas nos veículos ou do reconhecimento das placas via câmeras.
O investimento previsto é de R$5,92 bilhões ao longo de 382,8 quilômetros de diversas rodovias. O governo de São Paulo afirma que a concessão permitirá melhorias nos trechos, como 60 quilômetros de duplicações, 53 quilômetros de faixas adicionais e terceiras faixas, 118 quilômetros de acostamentos ampliados ou implantados e 32 quilômetros de marginais.
Também estão previstos 17 passarelas, 23 novos pontos de ônibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte especiais, garantindo mais segurança viária e fluidez no trânsito.