Os 27 alunos finalistas do concurso de redação sobre mudanças climáticas promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de parceria entre a Secretaria Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) foram conhecidos na última segunda-feira (11). Com idades entre 10 e 17 anos, os participantes representam escolas estaduais localizadas em nove cidades do estado. Eles foram escolhidos entre 340 estudantes selecionados na semifinal. O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro.
A iniciativa busca promover a conscientização sobre as mudanças climáticas, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta.
Para a coordenadora de educação ambiental da Semil, Maria de Lourdes Rocha Freire, o número de diretorias regionais de ensino, escolas e alunos participantes foi bastante significativo: “No estado, são 91 diretorias e participaram 60. Isso significa 65% do total, um número importante para a primeira edição”, avaliou.
O concurso “Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo” teve as inscrições abertas em agosto, na volta às aulas do segundo semestre, e contou com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A competição foi dividida em três categorias: para alunos do 5º ano Ensino Fundamental (anos iniciais), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais) e das três séries do Ensino Médio. Cada categoria foi composta por equipes de três alunos de uma unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador.
Foram selecionados para a final os alunos de nove escolas estaduais, localizadas em nove cidades: Ribeirão Preto, São Carlos, Dobrada, Bragança Paulista, Caieiras, São José do Rio Preto, Carapicuíba, Mogi das Cruzes e Suzano (confira lista abaixo). Na final, eles irão disputar os primeiros, segundos e terceiros lugares, nas três categorias.
As redações abordaram o tema “Mudanças Climáticas” e exploraram aspectos de mitigação e adaptação, com diferentes gêneros textuais para cada categoria: os alunos de 5º ano do Ensino Fundamental produziram textos seguindo a linha “Você sabia que…”, enquanto os das outras categorias (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) criaram textos dissertativos argumentativos. “As redações foram muito boas, destacando as questões gerais mais relevantes sobre as mudanças climáticas e enfatizando a necessidade de medidas locais e de cidadania. Teve redação que citou até o Pearc (Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática)”, destacou Maria de Lourdes.
Os textos foram avaliados com base em critérios como originalidade, capacidade de comunicação, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita.
A final será divulgada no site das secretarias, e a premiação ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, em local a ser definido. Os prêmios serão leitores de livros digitais, tablets e notebooks.