Foi registrado pelo Governo de São Paulo 44 Autos de Infração Ambiental por prática baloeira no estado entre janeiro e junho de 2044. As multas são aplicadas para quem fabrica, vende, transporta ou solta balões. Até o momento, já foram aplicados R$1 milhão em multas.
A queda de um balão na região do bairro Aricanduva, na zona leste de São Paulo, causou falta de energia elétrica em casas do entorno após o artefato atingir a fiação nesta segunda (22). Na ocasião, uma motocicleta chegou a ficar presa nos fios, mas não houve registro de feridos.
Na última sexta (19), foram fechadas 12 fábricas clandestinas de balões pelas equipes da PM Ambiental durante a Operação Guardião das Florestas. A Polícia Militar Ambiental apreendeu 35 balões no estado em todo o ano.
Triplicaram os registros de incêndios causados por queda de balão no Estado de São Paulo em 2024. Entre janeiro e julho, o Corpo de Bombeiros atendeu a 15 ocorrências do tipo, enquanto no mesmo período em 2023 foram cinco casos.
Com esses dados, somente nos seis primeiros meses de 2024, o número de incêndios ocasionados por balões se iguala aos registros de todo o ano de 2023, quando a corporação registrou 16 ocorrências.
Com isso, somente nos seis primeiros meses deste ano, o número de incêndios ocasionados por balão praticamente igualou o de todo o ano de 2023, quando 16 ocorrências foram registradas pela corporação.