terça-feira, 23 abril 2024

Guarda e bombeiro terão estatuto em Sumaré

Sumaré está prestes a adotar um inédito estatuto para a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros. Um projeto de lei que cria o conjunto de normas, de autoria do prefeito Luiz Dalben (PPS), foi aprovado no último dia 17 pela Câmara e agora só depende da sanção do chefe do Executivo para entrar em vigor. 

O documento foi elaborado pela Administração e Comissão de GMs e bombeiros, com discussão e aprovação da categoria, por meio de assembleias e reuniões, segundo prefeitura. 

Entre os itens do estatuto estão aposentadoria especial, direitos e deveres e progressão de carreira – este último item entrará em vigor em 2020, de acordo o orçamento da prefeitura – enfim, tudo o que diz respeito à categoria, que não seguirá mais o estatuto geral dos colaboradores. 

“O estatuto faz parte dos nossos investimentos na Segurança de Sumaré e um projeto que demos início em 2017, com muito planejamento, análise e estudo, contando sempre com a efetiva participação dos colaboradores, os maiores interessados no documento. A aprovação do documento é uma grande vitória para nossos colaboradores de farda, que terão normas e regras específicas para todos os assuntos relacionados à categoria. Investimos e valorizamos nossos colaboradores, que trabalham diariamente para proteger a população. Esse estatuto só vem a somar com a preocupação que temos com a categoria e com as evoluções que fazemos”, comentou o prefeito. 

SEGURANÇA 

Segundo a prefeitura, o estatuto é mais um capítulo nos esforços para investir na segurança de Sumaré. 

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade, a Administração também criou a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal. 

O grupamento reúne as equipes táticas e do Canil para realizar procedimentos e gerenciamento de crise. Na sede da GM, foi implantada a Cecom (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. 

Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil também foram entregues para a corporação. Além disso, agora os guardas contam com tablets para registrar as ocorrências. 

Os GMs Agentes de Fiscalização Ambiental foram regulamentados no Município e trabalham em conjunto com o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda. 

Um projeto inovador e pioneiro no Estado de São Paulo foi implantado na Guarda Municipal: o Promad (Programa Anti-Drogas) Inclusão Social, que trabalha com os alunos da Apar (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) aptos para ingressar o mercado de trabalho. 

Já o Promad desenvolvido nas escolas municipais teve aumento de 79% no atendimento, focando na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também