
Novas viaturas e motocicletas passam a integrar a frota da GM (Guarda Municipal) de Hortolândia, após entrega realizada pela Prefeitura na sexta-feira (13), no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Ao todo, foram disponibilizadas 14 viaturas e seis motocicletas de grande cilindrada para reforçar o patrulhamento e agilizar o atendimento de ocorrências.
Os veículos são locados, zero quilômetro, e do modelo Renault Duster, já adesivados com a identificação da corporação. Dois automóveis foram destinados a equipes especializadas, como a Patrulha Maria da Penha e a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), que também utilizará as motocicletas. As viaturas exibem os números de contato 153 e 0800 111-580.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa, o reforço na frota amplia a presença da corporação nas ruas e contribui para a atuação preventiva. “Salientamos ainda que, com o aumento do efetivo, conseguimos implantar o grupamento tático utilizando motocicletas, o que facilitará o combate a roubos e furtos de motos, bem como auxiliar as demais viaturas, considerando a rapidez para chegar ao local do crime”, afirmou.
Ampliação de monitoramento e novas tecnologias
Durante o evento, o prefeito Zezé Gomes anunciou medidas previstas para 2026 na área de segurança pública, entre elas a ampliação do número de câmeras e totens de monitoramento na cidade.
O prefeito destacou que as motocicletas ampliam a capacidade de atuação da corporação em áreas de difícil acesso. “Isso proporciona mais segurança e agilidade no trabalho. Vamos chegar rápido a todos os lugares e, com certeza, poder dar mais qualidade ao nosso serviço. E tem mais tecnologia chegando. Vamos ampliar o número de câmeras e totens para dar mais segurança. É a ‘Muralha Digital’ que, com certeza, faz a diferença”, discursou.
Também estão previstas para este ano a aquisição de armamentos letais e não letais, a abertura de licitação para nova modalidade de monitoramento com uso de robô aéreo e a implantação de tecnologias de comunicação integrada, como rádios e câmeras corporais.

Efetivo ampliado e balanço de ações
Nos últimos dois anos, a Prefeitura contratou 55 novos integrantes para a GM. Em 2024, 24 profissionais ingressaram por meio de concurso público e, no ano seguinte, outros 31 passaram a integrar a corporação.
A estrutura de segurança inclui ainda canil para apoio em buscas e abordagens, totens de monitoramento e câmeras instaladas nas principais vias de entrada e saída do município.
Entre as atribuições da GM estão o patrulhamento preventivo e ostensivo, ronda escolar, ações de combate a drogas e armas escondidas, atendimento a ocorrências de perturbação do sossego e proteção do patrimônio público municipal.
Segundo dados da Secretaria de Segurança, em 2025 foram realizadas 30.825 ações preventivas, incluindo patrulhamentos, operações de visibilidade e acompanhamento de eventos. No mesmo período, a corporação registrou 6.343 ações preventivas em escolas e elaborou 3.705 Boletins de Ocorrência, média de 309 registros mensais.





