Na tarde desta terça-feira (22), uma equipe do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira foi surpreendida durante o registro de uma ocorrência no 3º Distrito Policial do bairro Boa Vista. Um pai, dirigindo uma caminhonete, parou em frente à delegacia pedindo socorro com urgência, segurando seu bebê, uma menina de apenas 9 meses, que estava engasgada com dificuldade de respirar.
Os guardas Subinspetor Renato, Maio e Hilário, que inicialmente pensaram se tratar de uma tentativa de roubo ou sequestro, logo perceberam a gravidade da situação vendo a criança no colo do pai já com a coloração roxa. O GCM Hilário, sem hesitar, pegou a criança no colo e realizou a manobra de Heimlich, desobstruindo as vias respiratórias do bebê.
De acordo com o pai, a criança estava gripada e possivelmente se engasgou com secreção pulmonar. Após o atendimento emergencial, os guardas conduziram a vítima até a Santa Casa, onde a criança foi atendida pela equipe pediátrica e passou por uma série de exames.
Segundo informações médicas, o bebê passa bem e o rápido atendimento prestado pelos guardas foi essencial para salvar sua vida.
A ação eficiente dos agentes da GCM evitou o que poderia ter sido uma tragédia, evidenciando a importância do preparo das equipes de segurança em situações de emergência.