Cerca de 30 guardas municipais participaram na sessão da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, nesta terça-feira (10), pedindo apoio aos vereadores por um aumento de 30% para 60% do adicional de periculosidade da corporação. A reunião foi suspensa para os parlamentares se reunirem com os guardas.
Os patrulheiros retornaram à sede do Poder Legislativo após oito meses, pois já haviam ido ao plenário da Casa no dia 14 de fevereiro deste ano, conforme noticiado pelo TODODIA https://tododia.com.br/cidades/santa-barbara-d-oeste/guardas-buscam-apoio-na-camara-para-reajuste-no-adicional-de-periculosidade-em-santa-barbara.
Os profissionais pedem apoio aos vereadores para conseguirem, junto à Prefeitura, reajuste no adicional de periculosidade da categoria, que hoje é estipulado em 30% do salário-base. Esse benefício salarial é concedido a trabalhadores que exercem uma atividade perigosa e está embasado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Em novembro do ano passado, os guardas municipais estiveram reunidos com o então presidente do Legislativo, Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), que neste ano assumiu a Secretaria Municipal de Governo. Na ocasião, ele teria se comprometido a articular esse reajuste. A reunião foi promovida com o intuito de reforçar essa reivindicação e, por intermédio da Câmara, solicitar um encontro com o secretário de Governo.
Resposta da Prefeitura de Santa Bárbara
A Administração Municipal ressalta que a valorização com relação a incremento para qualquer categoria é estudada constantemente, inclusive algumas categorias já foram beneficiadas. Lembra ainda que este ano o dissídio dos servidores ficou acima da inflação do período.
Destaca também os investimentos feitos desde 2021 até agora na Guarda Municipal, os maiores da história. São 61 novos guardas reforçando e ampliando o efetivo – no último sábado foi realizada a formatura da 3ª turma.
Soma-se a isso a aquisição de novas viaturas e novas motos Zero KM, 122 novas pistolas, os novos fuzis 556, as carabinas CTT 40, as espingardas calibre 12, uniformes completos (calças, camisas, camisetas, bonés, jaquetas e tarjetas de identificação) e a ampliação do sistema de videomonitoramento, com atuais 236 câmeras instaladas pelo Município e processo de compra de mais 88 câmeras.