Considerada a Capital Nacional das Flores, Holambra realiza, até o dia 23 de setembro, a 37ª Expoflora, considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Apesar de ser uma das menores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em número de habitantes, a cidade é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por cerca de 40% das vendas do setor.
Durante os 30 dias de mostra, a cidade de pouco mais de 14 mil habitantes – segundo dados do IBGE – recebe cerca de 300 mil turistas, o que equivale a 2.041% de sua população total.
Na Expoflora, que neste ano celebra também os 70 anos da imigração holandesa, os produtores apresentam as novas variedades de flores e plantas. Com três pavilhões de exposições, venda de flores e atrações culturais, o evento acontece em um espaço de 250 mil metros quadrados.
“Temos muitas novidades nesta edição. Celebramos, ainda, os 70 anos da imigração holandesa no Brasil, e não faltarão muitas opções de restaurantes com culinária típica”, afirmou Vera Longuini, membro da comissão organizadora da Expoflora.
Além do espaço dedicado às novidades de paisagismo e decoração, outra atração é a Parada das Flores, que acontece a partir das 16h e conta com desfile e chuva de pétalas de rosas. “Acredita-se que é preciso pegar a pétala antes que ela caia no chão para que um desejo seja atendido”, diz Vera. Para a “chuva”, são utilizados cerca de 150 quilos de pétalas por apresentação, equivalente a 18 mil botões de rosas, despetalados um a um.
A programação conta, ainda, com apresentações musicais e de danças típicas holandesas.
COMÉRCIO
Com amplo espaço para venda, a Expoflora conta com cerca de 4 mil variedades de mais de 300 espécies de flores e plantas ornamentais, alocadas numa área de 3, 3 mil metros quadrados. As flores e plantas são cultivadas por cerca de 400 produtores de Holambra.
Além de flores, os turistas podem levar para casa, também, souvenirs inspirados na cultura holandesa, como itens de artesanato.
PAISAGISMO
Durante a mostra, é possível conferir diversos ambientes apresentados por paisagistas, decoradores e designers de interiores. A Mostra de Paisagismo tem cerca de 20 ambientes, entre internos e externos, de uma residência como varanda, garagem, home office, estúdio, oficina, academia, ateliê, criança, oratório, adega, sala de banho, orquidário, loft, apartamento, casal, jardim de inverno, estar, home theater, cozinha, sala de jantar, espaço gourmet, piscinas, spa e quintal/deck.