Um homem de 52 anos, que estaria em situação de abandono e vulnerabilidade, foi socorrido pela Polícia Militar no fim da manhã desta segunda-feira (25), em uma casa na Rua Tiradentes, no Centro de Piracicaba.
Denúncia anônima
Segundo a corporação, a equipe foi acionada após uma denúncia anônima sobre as condições em que o homem se encontrava. No local, os policiais foram recebidos por outro homem, que se apresentou como cuidador da vítima e autorizou a entrada no imóvel.
Em um dos quartos, os militares localizaram o homem acamado, com sinais evidentes de desnutrição e utilizando uma fralda suja. O ambiente era considerado insalubre, com mau cheiro intenso, restos de comida apodrecida, fraldas descartadas no chão e sem iluminação natural ou elétrica.

Tem esquizofrenia
O resgatado sofre de esquizofrenia, faz uso de medicação contínua e está acamado após sofrer uma fratura no fêmur, em decorrência de uma convulsão.
O suposto cuidador, de 54 anos, relatou conviver com o homem há 35 anos, inicialmente como amigo da família, mas nunca foi formalmente contratado ou remunerado para esse papel. Os indícios são de que ele também vive em condições precárias e de abandono, sem suporte familiar ou ajuda financeira.
Perícia e investigação
O imóvel foi periciado, e a Polícia Civil compareceu ao local para dar andamento às investigações. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e encaminhou o resgatado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Rezende.
Familiares foram contatados, mas, segundo a PM, não demonstraram interesse em comparecer ou prestar ajuda. Um primo também foi localizado, mas não foi até o imóvel.
O caso foi registrado no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e deverá ser apurado como possível abandono de incapaz. A Polícia aguardará a manifestação e identificação dos familiares. O suposto cuidador prestou depoimento e foi liberado.