terça-feira, 28 outubro 2025
ACIDENTE GRAVE

Homem sofre queimaduras graves ao tentar furtar cabos de energia no antigo campo de provas da Pirelli, em Sumaré

Vítima foi socorrida em estado grave com queimaduras de terceiro grau após provável choque elétrico na madrugada de segunda-feira (27)
Por
Vagner Salustiano
Suspeito ferido foi encontrado ao lado da subestação de energia do local. Fotos: Polícia Militar de SP

Um homem sofreu queimaduras graves na madrugada de segunda-feira (27) ao tentar, supostamente, furtar cabos de energia no antigo campo de provas da Pirelli, em Sumaré. O local, desativado desde 2018, fica no quilômetro 1,9 da Rodovia Adalto Campo Dall’Orto, na altura do Jardim Manchester.

De acordo com o 48º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), moradores acionaram o telefone 190 após perceberem uma queda de energia e ouvirem pedidos de socorro vindos da área. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi mobilizada.

Homem ferido foi socorrido pelo Samu ao Hospital Estadual de Sumaré. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

PMs arrombaram portão para socorrer vítima
Ao chegarem, os policiais ouviram os gritos e precisaram quebrar o portão para entrar no terreno. Já dentro da propriedade, encontraram um homem caído próximo a uma subestação elétrica, com queimaduras de terceiro grau em grande parte do corpo.

Segundo o boletim de ocorrência, os ferimentos foram “possivelmente causados por uma tentativa de retirar fios da subestação”. O homem foi socorrido em estado grave ao Hospital Estadual de Sumaré (HES). Seu estado de saúde atualizado não foi divulgado.

Técnicos da CPFL Paulista compareceram ao local para restabelecer o fornecimento de energia na região. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar no Plantão Policial de Sumaré como “averiguação de furto qualificado” e será investigada pela Polícia Civil.

Foto histórica do antigo campo de provas da Pirelli em Sumaré. Foto: Acervo da Fundação Pró-Memória

Área foi usada por 30 anos para testes da Pirelli
O antigo campo de provas da Pirelli foi utilizado entre 1988 e 2018 para o desenvolvimento e teste de pneus de diferentes segmentos, incluindo o off road. Após a desativação, o espaço foi vendido a novos proprietários.

Em 2020, a fabricante inaugurou o Circuito Panamericano, em Elias Fausto, a cerca de 120 quilômetros de São Paulo. O novo complexo é o maior da América Latina e possui área oito vezes superior à do antigo campo de Sumaré.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também