quarta-feira, 19 junho 2024
IMUNIZAÇÃO

Hortolândia começa a campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil nesta segunda-feira

A meta é vacinar 95% das crianças entre a faixa etária de 1 a menos de 5 anos de idade
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia começará a campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) nesta segunda-feira (27) e vai até o dia 16 de junho. A imunização será das 08h às 15h30, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que a campanha é para imunizar crianças de 1 a menos de 5 anos de idade. Com a meta de vacinar 95% das crianças dessa faixa etária.

As crianças devem tomar três doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite), que é aplicada com seringa. A 1ª dose é aos dois meses. Já a 2ª dose é aos quatro meses. E a 3ª dose é aos seis meses. Depois, a criança precisa receber duas doses de reforço da VOP (Vacina Oral Poliomielite), que é a vacina em gotas. A 1ª dose é aos 15 meses e a 2ª com quatro anos.

A coordenadora ainda reforça a orientação de que as crianças que já tenham recebido as três doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) podem receber a VOP (Vacina Oral Poliomielite). Caso a criança esteja atrasada com alguma das doses da VIP, deve primeiro completar a imunização da VIP para então poder receber a VOP.

A Prefeitura de Hortolândia reforça a importância de proteger a população infantil contra a Poliomielite, doença popularmente conhecida no Brasil como Paralisia Infantil. A doença provoca a paralisia dos membros inferiores. Por conta das campanhas de vacinação realizadas no Brasil, a coordenadora ressalta que o país não registra nenhum caso da doença desde 1988.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também