
O 1º Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Hortolândia (Riah) foi inaugurado na manhã de quarta-feira (10) e já está em funcionamento na Avenida Santana, nº 2.358, no Jardim Golden Park Residence. A unidade recebe atendimento presencial e também oferece sistema de protocolo eletrônico.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected]. A unidade deve disponibilizar em breve um telefone fixo para o público.
Sob responsabilidade do oficial de registro Gustavo Rodrigues dos Santos Lima, o cartório passa a oferecer serviços de registro de imóveis, títulos, documentos e atos de pessoas jurídicas — procedimentos que antes eram realizados em Sumaré.
Atendimento mais rápido e próximo dos moradores
Para o vereador Clodoaldo Santos da Silva (Podemos), que participou da cerimônia de inauguração, a implantação do cartório representa mais celeridade e comodidade aos moradores, que deixam de depender de outra cidade para resolver questões cartorárias. Ele destacou que a mudança reduz deslocamentos e agiliza processos de registro.
Clodoaldo afirmou que acompanhou todo o processo de implantação desde 2021 e ressaltou a relevância do novo serviço para a modernização administrativa do município. Segundo ele, o funcionamento da unidade também garante retorno financeiro ao município.

Ganho na arrecadação municipal
Como os serviços cartorários geram recolhimento de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), a arrecadação que antes ficava em Sumaré passa, agora, a permanecer em Hortolândia.
O vereador afirmou que o valor estimado é de cerca de R$ 1 milhão por ano em impostos que poderão ser aplicados em áreas como saúde, esporte e serviços sociais. Ele também citou reuniões com o Tribunal de Justiça de São Paulo e o acompanhamento do projeto na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) como parte do processo que viabilizou a criação da unidade.
Avanço para o setor imobiliário
O secretário municipal de Habitação, Renato Franceschini, que representou o prefeito Zezé Gomes (Republicanos), destacou que o novo cartório contribui para o desenvolvimento imobiliário local. Segundo ele, a instalação da unidade facilita a regularização fundiária e desburocratiza etapas importantes para pessoas físicas e jurídicas, com mais segurança e agilidade nos procedimentos.





