segunda-feira, 8 setembro 2025

Hortolândia também analisa fechar comércio se casos de Covid-19 continuarem subindo

A Prefeitura de Hortolândia informou nesta sexta (19) que cogita voltar a fechar o comércio se o número de casos continuar subindo. O prefeito Angelo Perugini (PDT) tem mantido este tom de preocupação em suas lives no Facebook, reforçando que se os casos continuarem aumentando, não pensará duas vezes em fechar os comércios, que reabriram no dia 1° com medidas de restrições. Hoje, Campinas anunciou o fechamento. 

“A Prefeitura de Hortolândia informa que o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) avalia diariamente a situação da pandemia. Caso haja aumento expressivo do número de casos, a administração municipal cogita a possibilidade de voltar a fechar o comércio”, disse a administração em nota. 

A Prefeitura de Nova Odessa respondeu que em princípio, nada muda. “Seguimos monitorando a evolução da curva de contágio no município e o número de leitos disponíveis na região para avaliar eventuais medidas”. 

A Prefeitura de Sumaré disse que reforçou desde o início da semana as ações de fiscalização e de conscientização na cidade. “No momento, a prefeitura espera contar com o apoio da população para manter a abertura do comércio local conforme autorizado”. 

“O Plano São Paulo entra em uma nova etapa e mais uma vez Sumaré mantém-se na fase laranja. Ao contrário do que já aconteceu em outras regiões, o município não precisou recuar na classificação. A Acias seguirá empenhada em orientar e conscientizar seus associados para que todos os protocolos de segurança continuem sendo obedecidos”, comentou Juarez Pereira da Silva, presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré). 

As prefeituras de Americana e Santa Bárbara d’Oeste não responderam se cogitam voltar a fechar as lojas. Até agora, ambas não deram sinais de que estudam essa possibilidade. Esta semana, Americana anunciou o aumento da fiscalização do uso de máscaras e Santa Bárbara instalou mais cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após a cidade atingir a lotação máxima. 

CONTRAMÃO 

Enquanto Campinas, após nota técnica do governo do Estado, e Valinhos, por conta própria, fecharam o comércio não essencial e voltaram à fase vermelha por conta própria, um município na RMC (Região Metropolitana de Campinas) segue na contramão. 

A Prefeitura de Paulínia dará início neste sábado à terceira fase do plano de reabertura. Segundo a administração, o shopping poderá aumentar a capacidade de atendimento e as atividades religiosas estão liberadas. 

O Paulínia Shopping poderá abrir das 16h às 20h, agora com 30% de sua capacidade (na fase 2, a laranja, só pode 20%). A praça de alimentação, lazer e o cinema continuam proibidos de atuarem. 

Igrejas e templos, poderão realizar missas e cultos com 30% da capacidade. Idosos, crianças com até 12 anos, pessoas com doenças crônicas ou condições de risco não podem participar das atividades religiosas em igrejas ou templos. Paulínia tem 388 infectados pelo coronavírus, com seis mortes. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também