Em clima de Olimpíadas, cerca de 660 alunos da rede municipal de Hortolândia participam, neste mês de agosto, do 15º Torneio de Queimada 2024, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Marcada pela emoção e pelo espírito de equipe, a competição reúne estudantes dos quintos anos de 30 escolas municipais.
O torneio começou nesta segunda-feira (12/08) na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, e tem como objetivo oferecer aos estudantes um evento inspirado nas disputas olímpicas, estimulando a socialização e a integração entre diferentes escolas.
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a competição está organizada em oito grupos, com jogos sendo realizados às segunda e às quintas-feiras até 22 de agosto, em diferentes Emefs do município. No primeiro dia, pela manhã, as escolas do Grupo 1 (Nicolas Thiago, Cláudio Roberto, Marleciene e Patrícia Capelato) enfrentaram-se na sede da Emef Marleciene. À tarde, foi a vez das escolas do Grupo 2 (José Roque-Boa Esperança, Primavera, Caio e Janilde) competirem na Emef Janilde Flores.
Os jogos da fase de grupo seguem um cronograma até as semifinais, previstas para os dias 26 e 29 de agosto, com as quatro melhores equipes de cada dia disputando as vagas para a grande final, aberta a toda a comunidade, no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, no dia 2 de setembro.
O time vencedor será premiado com medalha de ouro e troféu, enquanto o segundo lugar receberá medalha de prata. As equipes que conquistarem o terceiro e quarto lugares serão agraciadas com medalhas de bronze. Além dos estudantes, o torneio mobiliza cerca de 30 professores que acompanham suas equipes e mais 12 professores que atuam na arbitragem e organização.
De acordo com o professor de Ed. Física Samuel Lemos Rocha, um dos organizadores da competição idealizada pelo Departamento de Ensino Fundamental, Ensino Integral e EJA (educação de Jovens e Adultos), o 15° Torneio de Queimada 2024 tem como proposta “fazer o aluno vivenciar um evento como uma olimpíada, só que nos moldes da nossa secretaria, com foco na socialização, integração com outras escolas, superação e reconhecimento do esforço próprio e dos outros participantes”, afirma o educador físico.
Confira as escolas participantes:
- Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani
- Emef Cláudio Roberto Marques
- Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim
- Emef Patrícia Maria Capelato Basso
- Emef José Roque de Moura
- Emef Primavera
- Emef Janilde Flores Gaby Corrêa
- Emef Renato Costa Lima
- Emef Maria Célia Cabral Amaral
- Emef Tarsila do Amaral
- Emef Ana Bodini Januário
- Emef Zilda Arns Neumann
- Emef Taquara Branca
- Emef Bairro Três Casas
- Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior
- Emef Samuel da Silva Mendonça
- Emef Dayla Cristina Souza
- Emef Lilian Cristiane Martins de Araújo
- Emef Helena Futava
- Emef Villágio Ghiraldelli
- Emef Lourenço Daniel Zanardi (Viva Mais)
- Emef Fernanda Grazielle
23 Emef Armelinda Espurio da Silva
24 Emef Caio Fernando Gomes Pereira
25 Emef João Calixto da Silva
26 Emeief Luiza Vitória Oliveira Cruz
27 Emef CAIC
28 Emeb Richard Chibim Naumann
29 Emeb Josias da Silva Macedo
30 CIER