sábado, 20 abril 2024

Após 100 dias no cargo, Zezé Gomes vê Hortolândia avançar

Prefeito fala dos desafios e dos projetos ao assumir o governo depois da morte do líder Angelo Perugin 

Zezé Gomes | Prefeito de Hortolândia diz que cidade segue evoluindo, apesar da Covid (Foto: Divulgação)

A vida de José Nazareno Gomes sempre foi recheada de desafios. Paranaense de Cornélio Procópio, esse ex-metalúrgico encontrou em Hortolândia, há 42 anos, o lugar onde decidiu construir sua vida – e mais ainda, uma trajetória política intrinsecamente ligada à luta do então distrito de Sumaré para se tornar cidade. Na Hortolândia onde construiu família com Maria dos Anjos e se tornou pai de 4 filhos, Zezé Gomes, como é mais conhecido, acabou cruzando pelo caminho outros idealistas da mesma causa, como Angelo Perugini. Parceiro de lutas pelo desenvolvimento de Hortolândia nos últimos 30 anos, Zezé construiu ao lado do amigo uma trajetória política marcante: vereador por dois mandatos, de 2008 a 2016, quando foi eleito vice-prefeito de Perugini (então em seu terceiro mandato à frente da prefeitura hortolandense). O sucesso da dupla na condução da cidade entre 2017 e 2020 garantiu a eles a reeleição nas conturbadas eleições do ano passado, em plena pandemia.

Mas eis que apenas quatro meses após o início do quarto mandato de Perugini, o destino interrompeu a sua trajetória e ele faleceu no dia 1º de abril, vítima da nefasta Covid-19. Parecia mentira, logo no dia 1º de abril, mas o parceiro de tantas lutas do passado, da construção política de um ideal, desaparecera como um sopro da vida de Zezé Gomes e dos hortolandenses, após uma longa agonia no hospital.

Estava posto diante do vice-prefeito, aos 61 anos, o seu maior desafio: assumir o governo, manter em pé a cidade enlutada pela perda de seu maior expoente político e seguir adiante com os planos de desenvolver Hortolândia – mesmo com tantos desafios, em plena pandemia avassaladora que torna tudo mais difícil.

Zezé Gomes então assumiu o cargo cinco dias após a morte de Perugini, dia 6 de abril, sob os olhares de toda a cidade, que espera dele o pulso necessário para conduzir a travessia no pós-pandemia que felizmente parece se avizinhar.

100 DIAS
Hoje, pouco mais de 100 dias à frente do governo municipal, completados no último dia 15, o agora prefeito Zezé Gomes já consegue fazer um balanço desse período inicial simbólico no cargo. Em entrevista ao TODODIA na última sexta-feira (29), ele falou sobre a difícil missão de suceder um nome tão importante na cidade, destacou a resiliência com a qual toda a administração vem enfrentando essa transição, e elencou diversos projetos que estão sendo colocados em prática, mostrando – na visão dele – que a cidade segue avançando, mesmo com todas as dificuldades impostas pela crise sanitária e mesmo pela perda do saudoso Perugini.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também