terça-feira, 30 abril 2024
CUIDADOS

Calor durante o dia requer atenção contra o Aedes aegypti

Apesar da estação atual ser o outono, durante o dia continua a fazer calor, deste modod, a Prefeitura de Hortolândia orienta a população a manter-se atenta e redobrar os cuidados
Por
Redação
Foto: Divulgação

Prefeitura orienta população a manter cuidados no combate ao mosquito; nesta semana, equipes da UVZ fazem busca ativa nas regiões do Parque Ortolândia e Jardim Amanda e nebulização na Vila Real.

Apesar da estação atual ser o outono, durante o dia continua a fazer calor. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia orienta a população a manter-se atenta e redobrar os cuidados contra o Aedes aegypti, vetor de transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A Prefeitura também continua vigilante e prossegue com as ações semanais de combate ao Aedes aegypti. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, executa busca ativa nas regiões do Parque Ortolândia e Jardim Amanda. Já o bairro Vila Real recebe a nebulização.

O veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, alerta os moradores para o fato que, apesar de o verão já ter acabado, o calor ainda prevalece durante o período diurno. “As temperaturas ainda estão altas. Com isso, o Aedes aegypti continua com sua atividade alta, principalmente nas horas mais quentes do dia. Por isso é importante que a população mantenha os cuidados para evitar a proliferação do mosquto”, salienta o veterinário.

Portanto, nunca é demais relembrar as principais medidas recomendadas pelo órgão. Uma delas é manter tonéis, barris e caixas d’água tampados para evitar que esses objetos se tornem criadouros onde a fêmea do Aedes aegypti possa depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos. A população também deve tomar cuidado com as piscinas e mantê-las cobertas. Água parada é a condição que favorece a proliferação do mosquito.

Outra ação importante é limpar constantemente o quintal ou as áreas externas da casa para evitar que nesses locais fiquem acumulados e expostos ao ar livre objetos como garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos. Quando chove, esses objetos podem acumular água parada, e assim se tornam criadouros do mosquito.

A Prefeitura de Hortolândia reforça que a população deve fazer o descarte correto desses objetos e de materiais plásticos e reaproveitáveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) do município. A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

BEBEDOUROS

É preciso ter atenção também com recipientes de água ou bebedouros para cães, gatos e demais animais de estimação. Esses objetos também podem servir de criadouro do Aedes aegypti. É importante que esses objetos sejam higienizados regularmente para evitar que fiquem com ovos do Aedes aegypti. Os ovos podem se manter intactos por até um ano em ambiente seco ou úmido. A eclosão dos ovos ocorre ao serem submersos em água. O ciclo de desenvolvimento do Aedes dura de sete a dez dias.

Outro cuidado importante é colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda também para evitar o acúmulo de água parada.

VACINA

Em paralelo às ações de busca ativa e nebulização, a Prefeitura de Hortolândia inicia a vacinação contra a Dengue nesta quarta-feira (17).

De acordo com a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, Hortolândia registra neste ano 3.451 casos notificados de Dengue, dos quais 756 casos positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 16 casos notificados, sendo um caso positivo. O município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika neste ano.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também