sexta-feira, 24 janeiro 2025

Chuvas colocam Hortolândia em estado de atenção

Defesa Civil informou que quantidade acumulada de água nos três últimos dias é de 97 milímetros  

O município está em estado de atenção por causa da quantidade acumulada de água nos três últimos dias, de 97 mm (Foto: Divulgação)

Em razão da chuva forte na noite de terça-feira (18) em Hortolândia, a Defesa Civil informou ontem que o município está em estado de atenção por causa da quantidade acumulada de água nos três últimos dias, de 97 mm. Ainda de acordo com o órgão, a quantidade de chuva registrada, em aproximadamente uma hora, na noite desta terça-feira, foi de 67,5 mm. Além da chuva forte, houve ocorrência de granizo e vendaval.

A Defesa Civil ainda informa que a chuva provocou queda de árvores em vários locais da cidade. Não foram registrados acidentes, mortes, danos materiais nem situação de moradores desalojados ou desabrigados.

O órgão reforça que a população deve estar atenta e tomar cuidados durante a ocorrência de chuva forte para evitar acidentes graves e até mesmo fatais.

“As águas de uma chuva forte têm força que podem formar até correntezas. Por isso, reforçamos o alerta para que a população não atravesse pontos de alagamentos. Pois, além do risco da pessoa ser arrastada, as águas de chuva também podem estar contaminadas. Durante a chuva, a população deve procurar se abrigar ou estacionar seu veículo em um local mais elevado e aguardar até que águas sejam escoadas”, alerta o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa.

Em caso de necessidade, a população deve acionar a Defesa Civil por meio dos telefones 199 ou (19) 3897-6050.

CUIDADOS
Ao perceber a aproximação de uma chuva forte, a Defesa Civil de Hortolândia orienta os moradores para não ficarem em lugares ao ar livre para evitar acidente fatal provocado pela descarga elétrica de raios durante a chuva.

Já na iminência de alagamento, a população deve deixar alimentos, produtos de limpeza e aparelhos eletroeletrônicos longe da água. No caso dos eletroeletrônicos, deve-se também desconectá-los das tomadas.

Durante a chuva, caso ocorra alagamento, o órgão orienta as pessoas a evitar contato com água da chuva, pois há risco de se contrair doenças, como Leptospirose, causada pela bactéria presente na urina de animais, principalmente ratos, que pode estar misturada na água da chuva.

O órgão salienta ainda que, quando a chuva é de forte intensidade, as águas são pesadas e violentas.

Mesmo que a pessoa saiba nadar, é melhor ela não se arriscar a atravessar vias alagadas ou até mesmo fazer brincadeiras.

A quantidade de 15 cm de água em movimento consegue derrubar uma pessoa.

Já 30 cm de água em movimento é suficiente para arrastar um veículo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também