Programa é realizado em cinco Emefs, graças à parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar
O primeiro dia teve apresentações musicais de duas escolas e sorteio de prêmios, dentre eles uma bicicleta. A mascote do programa, Daren, um leão policial, fez sucesso entre a garotada, sendo muito disputada para tirar fotos. Mais de 700 pessoas participaram da cerimônia. A despedida foi em clima de festa para estudantes, professores e familiares.
“O Proerd foi muito legal. Os policiais foram ótimos com a gente e eu aprendi bastante sobre não usar drogas”, afirmou Emanuele Fagundes, de 10 anos, aluna do 5° ano na Emef D. Ana José Bodini Januário. “Eu gostei muito do projeto. Adorei o carinho que os professores têm de ensinar os alunos. Eu adorei tudo”, destacou Pedro Giovanni, de 10 anos, estudante do 5° A, na Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim.
“Parabéns aos profissionais envolvidos, os professores, as autoridades. Eles mostraram o caminho certo para nossos filhos. É muito importante. Que eles possam entender e compreender tudo o que aprenderam e colocar em prática no dia a dia. Nós agradecemos a todos os envolvidos”, afirmou Franklin Bassi, morador de Hortolândia e pai do Nicolas, estudante da Emef D. Ana Bodini.
“Esse projeto é maravilhoso. Ele já tem sido desenvolvido na minha escola e acompanho desde o comecinho. É maravilhoso, um projeto que deveria se estender à todas as escolas. A didática dos policias é maravilhosa, o jeito que eles se comunicam com as crianças. Os pais também elogiam bastante. Eles falam nas reuniões de pais”, explica a professora do 5° D, Hanna Luiza Hoffman, da Emef Ana Bodini.
Para a coordenadora pedagógica Carla Borrego Varani, responsável pelo projeto junto à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as formaturas vêm coroar o trabalho desenvolvido ao longo do semestre. “Cada aluno pode aprender a controlar seus impulsos e pensar nos riscos e consequências de escolhas inadequadas. Ficamos felizes em saber que o trabalho tem atingido os jovens positivamente. Agradeço a todos os envolvidos”, afirmou Carla.
Conheça um pouco mais o Proerd:
As aulas são ministradas por dois policiais, os cabos Michel Henrique Hespanhol e Thamara Cristina Serpa S Ribeiro, e duram um semestre. Acontecem uma vez por semana, em cada escola. O objetivo é ensinar às crianças dos quintos anos noções da Teoria Socioemocional, que mostra como controlar os impulsos e pensar nos riscos e nas consequências das próprias escolhas, segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A ideia é gerar escolhas mais responsáveis, contribuindo para a identificação de habilidades básicas e fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessário à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades.
Ainda segundo a Secretaria de Educação, a parceria atende ao artigo 53 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Lei 8069/1990, que diz que “é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas”. Também está alinhada ao que prescreve o artigo 12 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) 9394/96, no inciso XI, que afirma a importância de “promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependências de drogas”.
Conheça as escolas participantes:
*Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso *Campineiro
*Emef D. Ana José Bodini Januário, no Jd. Amanda
*Emef Profª Maria Célia Cabral Amaral, no Jd. Amanda
*Emef Tarsila do Amaral, no Jd. Amanda
*Emef Renato Costa Lima, no Jd. Amanda