sexta-feira, 13 setembro 2024

Escolas de Hortolândia terão sistema 24h de vigilância por câmeras

Licitação será aberta até o final deste ano, anunciou a Prefeitura 

Já foi emitido parecer jurídico favorável, explicou a administração (Foto: Divulgação)

As 60 escolas da rede municipal de Hortolândia terão sistema de vigilância por câmeras, com monitoramento 24 horas, segundo anunciou a Prefeitura nesta segunda-feira (10). A medida visa prevenir e coibir ações de furto e roubo de bens públicos, como o ocorrido na última quinta-feira (6), na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Novo Cambuí.

De acordo com o Departamento Administrativo e Financeiro da Secretaria de Educação, a licitação, a ser aberta até o final deste ano, será para locação, implantação, instalação de equipamentos e software de segurança, que serão monitorados e operacionalizados pela Central de Monitoramento da Prefeitura.

Conforme a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura, a licitação será aberta na modalidade “Pregão eletrônico”. Já foi emitido parecer jurídico favorável, explicou a administração. Agora, a Secretaria de Educação irá redigir o memorial descritivo, que servirá de base para a elaboração do edital. A data para a instalação dos equipamentos ainda não está definida, uma vez que depende do desdobramento do processo licitatório. Atualmente, algumas unidades escolares da rede municipal contam com monitoramento, mas de forma independente.

“O monitoramento de câmeras nas escolas é fundamental para integrar o serviço de monitoramento da cidade como um todo. Hortolândia passa a ter, a partir de agora, uma Central de Monitoramento integrada com a polícia, com a Guarda Municipal, um sistema de vigilância 24h. As escolas são partes integrantes desse processo de segurança. Todas as nossas escolas terão câmeras de segurança de longo alcance, com infravermelho. Para que a gente possa deixar esse ambiente também seguro é preciso que a comunidade entenda que a escola é dela, feita para ela, os nossos alunos são da comunidade, moram na comunidade. É importante a gente conscientizar a população que esse equipamento, apesar de ser gerido pela Prefeitura, é da comunidade. As câmeras são importantíssimas no processo de garantir um espaço com mais qualidade, para que os nossos alunos e os nossos profissionais de educação se sintam mais protegidos no seu ambiente”, afirmou o secretário de Educação, Fernando Moraes.

A Central de Monitoramento do Trânsito de Hortolândia está em fase final de construção. Localizada na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 130, no Remanso Campineiro, ela terá 12 telas, oito no sistema vídeo wall (série de monitores conectados fisicamente em arranjo, de modo a formar uma “grande tela”) e 18 estações de trabalho. O objetivo é, no médio prazo, trazer para ela novos serviços, integrando o controle dos semáforos, transporte escolar, iluminação pública e câmeras de segurança.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da central, será possível criar uma cerca eletrônica ou “muralha digital”, que permitirá identificar veículos roubados e acionar a Polícia Militar, assim que são localizados. Entre os equipamentos integrados à central estarão pontos de câmera móvel e câmeras 360° para fiscalizar tudo o que acontece em volta, 24h por dia, com 68 faixas de rolamento para equipamentos de fiscalização eletrônica. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também