Hortolândia realizou nessa semana a modernização do sistema de iluminação e instalação de luminárias de LED no campo de futebol do Remanso Campineiro e no parque socioambiental GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis, no Jardim Santa Rita de Cassia. As ações fazem parte do programa de Eficiência Energética da Administração Municipal.
Segundo Fernanda Candido de Oliveira, diretora do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, o sistema de iluminação do campo de futebol está sendo atualizado com a troca das antigas luminárias pelas luminárias de LED sendo instaladas também 30 novas luminárias no entorno do local e 24 novos refletores no campo.
A Secretaria de Esporte e Lazer destaca que a troca dos equipamentos possibilita a retomada de jogos de futebol no período noturno sendo mais uma opção de lazer e prática esportiva.
Enquanto, ao parque socioambiental GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis, inaugurado em maio de 2023, foram feitas a instalação de 28 luminárias de LED.
Fernanda reforça que a atualização dos sistemas de iluminação e instalação de novas luminárias através do programa prevê a ação em outros 50 pontos da cidade, como parques, praças, ruas e avenidas. “Com o serviço de modernização estamos aprimorando a iluminação pública do município. Além disso, estamos instalando luminárias de LED em lugares que ainda não tinham essa tecnologia. Com a cidade mais iluminada aumenta a sensação de segurança para a população”, destaca a diretora.
PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Lançado em dezembro do ano passado, o Programa de Eficiência Energética é uma iniciativa da prefeitura de Hortolândia em se consolidar como cidade inteligente e sustentável com o objetivo de proporcionar economia ao município sem causar impactos negativos ao meio ambiente.
Uma das principais ações do programa é a instalação das 21 usinas fotovoltaicas que gerarão uma economia de R$4 milhões ao ano. As usinas estão sendo instaladas nas escolas da rede municipal de Educação, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ginásios e outros prédios públicos. A energia gerada pelas usinas equivalerá a 80% do consumo dos 199 prédios públicos de Hortolândia. O programa integra o Novo PIC.