quarta-feira, 6 dezembro 2023

Hortolândia realiza contagem de larvas de Aedes aegypti encontradas em imóveis da cidade

Ação é importante para Prefeitura definir estratégias de combate e enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue 

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Hortolândia realiza nesta semana a Análise de Densidade Larvária (ADL), que serve para contabilizar a quantidade de larvas do mosquito do Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, feita das amostras de larvas encontradas nos imóveis visitados no município.

A ADL é feita pela UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde. A ação consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões da cidade. É feito o sorteio dos quarteirões a serem visitados. De acordo com o órgão, a previsão é visitar cerca de 3 mil imóveis. A realização da ADL deve durar entre duas a três semanas, dependendo do clima ao longo do período.

Os agentes entram nas casas para investigar locais onde há larvas de Aedes aegypti. Elas são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o índice que mede a quantidade de larvas encontradas, o Índice de Breteau. Esse índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto. A ADL é realizada três vezes ao ano: janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado na cidade em julho deste ano foi de 0,9, considerado baixo. Já em outubro de 2021, o índice registrado na cidade de foi de 1,6, considerado médio.

A UVZ reforça a orientação para que os moradores deixem os agentes entrarem em seus imóveis para a realização da ADL. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta as pessoas para ficarem atenta contra golpes.

Em paralelo à realização da ADL, a Prefeitura reforça a orientação para que a população continue a colaborar e mantenha os cuidados no combate ao Aedes aegypti. Dentre as principais medidas estão fazer regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas das casas.

Nesses locais é importante ainda verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos, que possam acumular água parada, que é a condição favorável para a fêmea do Aedes aegypti depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outras medidas importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada. Moradores de imóveis com laje exposta sem teto também devem verificar se, após chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.

A população pode ainda ajudar no combate ao Aedes aegypti ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura que ficam em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 12 PEVs, e atualmente a Prefeitura iniciou a construção do 13º PEV no Jardim Estefânia.

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra neste ano 2.954 casoso notificados de Dengue, dos quais 1.078 positivos e um óbito. Já de Chikungunya são sete casos notificados, sendo quatro positivos (dois autóctones e dois importados). Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também