sábado, 5 outubro 2024
MEIO AMBIENTE

Prefeitura implanta coletor de resíduos recicláveis em frente ao Novo Paço Municipal

Equipamento faz parte da rede de coleta seletiva existente no município
Por
Redação
Foto: Divulgação

Local de grande circulação de pessoas, o Paço Municipal de Hortolândia “Prefeito Ângelo Augusto Perugini”, no Jd. Novo Ângulo, acaba de ganhar um equipamento de coleta seletiva de resíduos. O contêiner verde escuro, também chamado de LEV (Local de Entrega Voluntária de Resíduos Reaproveitáveis), foi implantado bem na entrada do edifício, próximo ao ponto de ônibus e ao estacionamento de carros oficiais e do secretariado.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o objetivo é facilitar o acesso das pessoas aos pontos de descarte correto de resíduos, contribuindo também para uma mudança de mentalidade em visitantes e servidores, para que todos se sintam integrados ao ambiente e, portanto, capazes de proteger e cuidar do espaço à sua volta. Atualmente, a cidade dispõe de 30 LEVs; 13 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis), sendo 12 em funcionamento e 1 em fase de construção, e caminhão de coleta seletiva em 33 bairros.

Confira o que descartar no LEV:

  • vidro,
  • garrafas pet,
  • plásticos,
  • papéis e papelões,
  • isopor,
  • copo descartável, entre outros materiais.

Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias. Cada contêiner tem capacidade de armazenar 2,5 m³ de recicláveis.

Rede de coleta seletiva

Hortolândia tem ampliado sua rede de coleta ambientalmente sustentável de materiais. Para que ela funcione a contento, a participação popular é fundamental. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente explicam que, quando a população faz sua parte e colabora, é mais fácil e menos custoso para a Prefeitura manter a cidade limpa e evitar problemas ambientais e sanitários.

Materiais recicláveis e reaproveitáveis devem ser depositados em equipamentos apropriados para este tipo de resíduo, como os PEVs e os LEVs (contêineres verdes, distribuídos em todas as regiões da cidade). https://servicos.hortolandia.sp.gov.br/carta-de-servicos/meio-ambiente/coleta-seletiva/

A cidade conta ainda com o serviço de “Coleta Seletiva”, que recolhe na porta de casa o material reciclável. Para verificar os bairros que recebem esse serviço, o munícipe pode acessar o link: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/component/k2/item/17787-coleta-seletiva, e instalar o aplicativo Agenda Verde, que possui a lista atualizada de bairros por dia.

O “lixo doméstico”, com restos de alimentos, papéis, além de embalagens de produtos usados, deve ser descartado nos contêineres azuis, em embalagens plásticas (sacolas ou sanitos). Estes resíduos podem ser depositados pela população no dispositivo, a qualquer hora. O lixo descartado será recolhido na data habitual em cada bairro e o contêiner será desinfetado, por meio de maquinário, voltando ao local instalado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também