
Atualmente, o serviço já conta com quatro especialistas, sendo dois clínicos gerais, um psiquiatra e uma nutricionista, sendo que a equipe passa a ter uma profissional de psicologia.
Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento da telemedicina é realizado às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.
Além disso, a telemedicina passa a ser disponibilizada para pacientes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Adelaide, Amanda I, Nova Europa e Orestes Ôngaro. Até então, o serviço atendia pacientes das UBSs Santa Clara e São Jorge.
O secretário-adjunto de Saúde, Leandro da Silva Severino, explica que a ideia é disponibilizar a telemedicina para pacientes de primeira consulta.
“Com a telemedicina, a Prefeitura busca diminuir a fila de espera e o fluxo das UBSs. Oferecemos o serviço como uma opção on-line para pacientes de primeira consulta. Caso não queiram o atendimento on-line, eles podem agendar a consulta presencial que continua a ser realizada normalmente nas UBSs”, salienta o secretário adjunto.
O que é telemedicina?
Hortolândia é um dos municípios da região que entra na vanguarda tecnológica com o serviço de Telemedicina, implantado pela Prefeitura em julho de 2022, em caráter experimental.
Nessa fase, a Secretaria de Saúde observou o funcionamento do serviço, com a realização de ajustes e correções. Após o período de testes, a previsão é que o novo serviço seja ampliado gradativamente para todos os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde.
A telemedicina oferece benefícios para os pacientes, que passam a receber atendimento com maior rapidez, evitando custos de deslocamento, além de proporcionar economia de tempo.
O novo serviço também representa para o município: economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço on-line de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso à um celular ou computador com internet, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones de ouvido. Desta forma, a Secretaria de Saúde fornece ao paciente o link por meio do qual ele será atendido por um profissional médico para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde.
A central da telemedicina fica no Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede da Prefeitura.