
Na manhã desta sexta-feira (28), a Câmara de Hortolândia sediou a reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
O encontro reuniu parlamentares das 20 cidades que compõem a região e foi conduzido pelo vereador e presidente da Câmara de Campinas, Luis Carlos Rossini, que também preside o Parlamento Metropolitano. O tema principal da reunião foi a saúde pública.
O evento contou com a presença do coordenador da Diretoria Regional de Saúde de Campinas, Dr. Jorge Carlos Machado Curi, que trouxe importantes informações sobre a regulação de vagas e as medidas adotadas pelo governo estadual para melhorar o atendimento e agilizar os procedimentos de saúde.
Durante a discussão, diversos vereadores da região relataram dificuldades enfrentadas em seus municípios devido à falta de leitos e à morosidade do Sistema Cross na regulação das vagas. O sistema tem sido alvo de frequentes debates e documentos na Câmara de Hortolândia.
Dr. Jorge Carlos destacou que os especialistas da área têm se reunido frequentemente para encontrar soluções para os desafios na regulação das vagas. Segundo ele, uma das principais dificuldades atuais é a falha de comunicação, que tem prejudicado o acesso rápido dos pacientes aos procedimentos médicos por falta de inclusão adequada no sistema Cross. Como solução, está sendo preparado um processo para a utilização de aproximadamente 200 leitos distribuídos entre hospitais de Jaguariúna, Pedreira e outras cidades, permitindo a realocação dos pacientes para um atendimento mais ágil. Além disso, ele informou que haverá mudanças no fluxo de exames, garantindo um atendimento mais contínuo e evitando que os pacientes precisem entrar em novas filas para cada procedimento necessário, o que atualmente gera longas demoras.
O presidente da Câmara de Hortolândia, Daniel Laranjeira, comemorou a realização do encontro na cidade e destacou a importância do tema abordado. “Foi uma honra para Hortolândia receber a reunião do Parlamento, ainda mais com um tema tão relevante, que tem gerado grandes discussões na nossa Câmara e em outras também. O acesso à saúde é essencial para que nossa população tenha uma vida mais digna, e, unindo esforços com outras cidades, podemos buscar novas alternativas para melhorar cada vez mais nosso sistema de saúde”, afirmou.
Os vereadores de Hortolândia também prestigiaram a reunião. Foram eles: Aldemir Clemente, Carlão do Nova Europa, Cesinha Brasil, Clemilton Silva, Derli, Dionatan Domingues, Edivaldo, Régis da Serralheria e Paulão.
O próximo encontro do Parlamento Metropolitano da RMC está agendado para o dia 16 de maio, na Câmara de Sumaré, e terá como tema as Escolas do Legislativo, uma sugestão do presidente Daniel Laranjeira. Ele ressaltou a importância dessas escolas para a capacitação de vereadores, servidores legislativos e da população em geral. “As Escolas do Legislativo são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho legislativo e cidadão. Aqui em Hortolândia, recebemos apoio de outras cidades na implantação da nossa escola. Agora, é justo compartilharmos esse conhecimento com outras Câmaras que desejam implementar esse projeto de excelência”, concluiu.