Hortolândia mantém o combate permanente às chamadas “arboviroses”, como a Dengue. Nos dias finais do Inverno, com as altas temperaturas e a baixa umidade do ar, é preciso estar de olho nos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão não só da Dengue, mas também de outras duas doenças que podem causar danos e até mesmo levar à morte: a Zika e a Chikungunya.
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, as “arboviroses” integram “um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. […] Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais. Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta semana (02 a 06), servidores da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) realizam ação casa a casa, em busca de criadouros do mosquito. As equipes percorrem vias do Jd. Amanda, Jd. Firenze e Chácara Grota Azul, numa ação chamada de “busca ativa”.
A busca ativa consiste em visitas a fim de localizar, identificar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nos imóveis visitados, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório.
A ação é fundamental, uma vez que, segundo a UVZ, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas. A busca ativa é feita semanalmente em diferentes regiões do município onde houve casos positivos de Dengue.
A Prefeitura pede aos moradores que permitam a entrada dos agentes da UVZ nos imóveis. Eles estão identificados com crachá e uniforme. Para saber em quais ruas e regiões onde acontece a busca ativa, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
Nas visitas, os agentes também dão orientações aos moradores sobre como evitar a reprodução do mosquito. Eles perguntam se algum ocupante da casa apresentou ou está com algum sintoma de Dengue, Zika ou Chikungunya. Em caso positivo, a orientação é que a pessoa procure a UBS (Unidade Básica de Saúde), mais próxima de onde mora ou de referência, para receber atendimento e tratamento adequados e possibilitar que seja feita a notificação correta do caso.
De acordo com a UVZ, em boletim do dia 30 de agosto, Hortolândia registra neste ano 12.925 casos notificados de Dengue, dos quais 3.652 positivos e cinco óbitos. Já de Chikungunya são 20 casos notificados, dos quais dois positivos e nenhum óbito. Neste ano, o município ainda não registrou nenhum caso notificado de Zika.
Vacinação
Além das ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Hortolândia mantém a vacinação contra a Dengue. Atualmente, a vacina está disponível em 16 UBSs para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, das 8h às 15h30. A vacinação é feita em dias diferentes da semana nestas unidades.
Confira abaixo os dias da semana e em quais UBSs é feita a vacinação contra a Dengue em Hortolândia: