sexta-feira, 13 junho 2025
FIM DA ESPERA

Viaduto que liga Sumaré a Hortolândia é entregue à população

Viaduto foi projetado para suportar tráfego pesado, contando com quatro faixas, ciclovia, passeios para pedestres e canteiro central
Por
Redação

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), inaugurou nesta quinta-feira (12) o Viaduto SMR-385, que conecta os municípios de Sumaré e Hortolândia, eliminando a antiga passagem em nível sobre a linha férrea existente no local. A estrutura teve investimento total de R$ 38,1 milhões, como parte do programa estadual São Paulo Pra Toda Obra.

Com 218 metros de extensão e pista dupla, além de um acesso complementar de 117 metros, o viaduto foi projetado para suportar tráfego pesado, contando com quatro faixas, ciclovia, passeios para pedestres e canteiro central. O projeto inclui ainda 400 metros de viário municipal com pista dupla, em Sumaré, garantindo mais fluidez e segurança. A iniciativa beneficia diretamente mais de 515 mil pessoas, e gerou 31 empregos diretos e 94 indiretos ao longo de sua execução.

A estrutura teve investimento total de R$ 38,1 milhões, como parte do São Paulo Pra Toda Obra.|Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

“É uma estrutura super importante, que liga o Parque dos Bandeirantes, em Sumaré, ao Jardim Nova Europa, em Hortolândia, algo esperado há muito tempo. Será fundamental para quem usa, por exemplo, a Anhanguera para fazer a sua interligação. Quando entregamos um viaduto como esse, às vezes substituímos 15, 20, 30 minutos de viagem por apenas um minuto. Esta agora é uma travessia muito rápida”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Um dos principais impactos da obra é a melhoria da mobilidade na região. O tempo médio de deslocamento entre os dois municípios, que antes era de aproximadamente 13 minutos, agora pode ser feito em cerca de 1 minuto — um ganho significativo em eficiência e qualidade de vida para os usuários frequentes.

A obra foi executada em conformidade com diretrizes ambientais e urbanísticas, com o objetivo principal de aumentar a segurança viária e eliminar um ponto crítico de travessia sobre a linha férrea, reduzindo os riscos de acidentes e melhorando as condições de circulação para motoristas, ciclistas e pedestres.

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