A partir de outubro, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, em Nova Odessa, passa a receber alunos residentes (na fase de conclusão do curso de Medicina) da universidade São Leopoldo Mandic – referência no ensino de Medicina e Odontologia -, o que deve ampliar a capacidade e a qualidade do atendimento prestado aos usuários na unidade pública de saúde.
A previsão de início da atuação de residentes na cidade foi feita pela Prefeitura de Nova Odessa, que na última sexta-feira assinou com a São Leopoldo Mandic o convênio que transforma a unidade de saúde em um hospital-escola.
Neste primeiro momento do acordo, serão 50 alunos atuando na Pediatria. O convênio, que tem duração de 60 meses, também garante atendimento nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia e Cirurgia Geral. O hospital de Nova Odessa completou 32 anos em funcionamento ontem.
Atualmente, a unidade de saúde atende cerca de 300 pacientes por dia (9 mil por mês) e passa por uma ampla obra de reforma e ampliação que vem sendo realizada pela iniciativa privada e orçada em R$ 3 milhões.
Fernando Carreon, sobrinho de Acílio Carreon Garcia (que dá nome ao hospital), acompanhou a cerimônia de assinatura do convênio, junto com a filha, Renata Carreon, e foram homenageados pela prefeitura.
Secretário de Saúde, Vanderlei Cocato ressaltou que o convênio com a São Leopoldo Mandic é mais um grande passo na humanização do atendimento. “Teremos estudantes dentro do nosso hospital, sempre acompanhados pelos professores e também pela nossa equipe médica. Nosso objetivo é melhorar o atendimento. Estamos transformando a Saúde de Nova Odessa para melhor”, frisou.
Referência na região de Campinas em Odontologia e Medicina, a Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos), do MEC (Ministério da Educação) nos últimos 11 anos e foi considerada a 4ª melhor instituição de Ensino Superior do Brasil – e a primeira na área de saúde -, dentre as 2.066 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo ministério.
A instituição tem sede em Campinas e unidades em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vila Velha.