sábado, 28 dezembro 2024
PREJUÍZOS

IMAGENS: temporais causam transtornos em Campinas

Prefeitura iniciou limpeza da cidade neste sábado (28)
Por
Redação
Carro trafega em meio à rua alagada em Campinas. Foto: Prefeitura de Campinas

Uma árvore de grande porte, da espécie pau-ferro, caiu no Centro de Convivência Cultural, no bairro Cambuí, em Campinas, nesta sexta (27).

O fato ocorreu em meio às fortes chuvas que atingem a região. A prefeitura pontuou que a queda foi motivada pelo encharcamento do solo e que retirou a árvore do local.

OUTRAS OCORRÊNCIAS

A Defesa Civil da cidade registrou 70 ocorrências desde sexta (27). Foram contabilizados 22 alagamentos de imóveis, 9 quedas de muro, 8 deslizamentos de terra e seis quedas de árvores.

A entidade constatou ainda o deslizamento de dois barrancos no entorno de creches, no Jardim Itajaí e no Jardim São Bento. O problema já foi resolvido. As aulas nas unidades começarão em fevereiro.

Em 72 horas, Campinas registrou 226,7 milímetros de acumulado de chuva. A cidade segue em estado de atenção.

Todos os parques públicos estão fechados desde às 8h de sexta em razão do alto volume de chuva. A Fundação José Pedro de Oliveira interditou o acesso à Mata de Santa Genebra. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) monitora e orienta o trânsito com 64 agentes de trânsito. Foram registrados seis pontos de alagamento na cidade.

Mulher retira água de estabelecimento em Campinas. Foto: prefeitura

LIMPEZA

A prefeitura realiza, neste sábado (28), a limpeza dos locais atingidos pelas chuvas. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social presta atendimento a 51 famílias que vivem no Beco Mokarzel, no distrito de Sousas, local que fica às margens do Rio Atibaia, que transbordou e atingiu os imóveis.

Ao todo são cerca de 100 pessoas atingidas no Beco do Mokarzel. Estão abrigados cinco homens, três mulheres e duas crianças (de cinco e dois anos de idade) na Casa Betel, unidade de assistência social. As demais famílias atingidas estão em casas de familiares.

ATENDIMENTO

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social ainda atende outras sete famílias afetadas pelas chuvas: duas no Jardim Shangai e cinco no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, onde a água não chegou a invadir as casas. Até agora foram distribuídos 51 cartões Nutrir, além de colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis, toalhas de banho, kit de higiene pessoal e kit de limpeza doméstica.

De acordo com a Defesa Civil, o nível da água do rio Atibaia já baixou e a energia já foi restabelecida, mas ainda realiza o monitoramento com a possibilidade de novos alagamentos.

RODOVIA

Na tarde de sexta, um trecho da Rodovia Dom Pedro I, próximo a Campinas, teve de ser interditado em razão do transbordamento de um afluente do rio Atibaia. Posteriormente, o trânsito foi normalizado no local.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também