segunda-feira, 15 setembro 2025
HISTÓRIA EM CHAMAS

Incêndio no ‘Mercadão’ de Piracicaba: o que se sabe e o que falta saber

A principal dúvida, até o momento, é o que teria provocado o início do fogo
Por
Airan Pradra e Andressa Oliveira

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Mercado Municipal de Piracicaba na madrugada desta quarta-feira (23), por volta das 2h20. O fogo se espalhou rapidamente, mobilizando equipes de combate da cidade e de municípios vizinhos. A principal dúvida, até o momento, é o que teria provocado o início das chamas. ASSISTA AO VÍDEO: INSTAGRAM | FACEBOOK

O que se sabe
Início e proporção: o fogo começou durante a madrugada, por volta das 2h20, e se alastrou rapidamente. Quando os bombeiros chegaram, boa parte da estrutura já estava tomada pelas chamas.

Resposta imediata: a ação rápida do Corpo de Bombeiros foi essencial para conter o avanço do incêndio. Segundo o Capitão Hudson Humphreys, o fogo foi confinado a cerca de 20% da estrutura do imóvel. ASSISTA AO VÍDEO: INSTAGRAM | FACEBOOK

Chamas destruíram 20% do prédio, segundo o Corpo de Bombeiros. Fotos: Reprodução e TV TODODIA

Força-tarefa regional: foram mobilizadas equipes de cidades como Limeira, Rio Claro, Iracemápolis e Santa Bárbara d’Oeste. Ao todo, 22 bombeiros e 12 viaturas atuaram no combate, com o uso de aproximadamente 100 mil litros de água.

Estratégia de combate: a operação começou com o combate externo, utilizando viaturas e uma escada para lançar água por cima. Três frentes foram estabelecidas: entrada principal, retaguarda e flanco direito.

Controle do fogo: com o colapso parcial da estrutura interna, os bombeiros acessaram o imóvel pela parte superior e conseguiram controlar o incêndio. A fase atual é de rescaldo.

Segurança e apoio: a Guarda Civil Municipal isolou a área e prestou suporte à população. Não houve vítimas — apenas danos materiais foram registrados.

O capitão Hudson Humphreys, do Corpo de Bombeiros, relatou que não houve vítimas.

O que falta saber
Causa do incêndio: a principal pergunta ainda sem resposta é o que deu início ao fogo. As causas ainda são desconhecidas e só poderão ser determinadas após o trabalho da perícia técnica e da Defesa Civil.

Extensão dos danos: embora as chamas tenham sido controladas em 20% da estrutura, ainda não há uma avaliação oficial dos prejuízos, tanto estruturais quanto aos comerciantes do local.

Impactos no funcionamento: também não há informações exatas sobre quando o Mercadão poderá ser reaberto ou como será feita a reestruturação do espaço atingido. A previsão é que alguns serviços retornem gradualmente ainda na sexta (25), segundo o prefeito Helinho Zanatta (PSD).

Prevenção futura: ainda não foi informado se o local possuía todos os sistemas de prevenção e combate a incêndio em funcionamento e se haverá mudanças após a perícia.

O que diz o ‘Mercadão’?

Em nota, a administração do Mercado Municipal alegou estar “prestando total colaboração às autoridades competentes, acompanhando as análises e contabilizando os prejuízos para que as providências de recuperação sejam tomadas de forma célere e segura.”

No documento, a administração pontuou que, “tão logo sejam emitidos os laudos preliminares, novas informações serão oficialmente divulgadas.”

As investigações devem esclarecer os próximos passos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também