sábado, 12 setembro 2026

Indústria demonstra otimismo no fim do ano

 Pesquisa do Ciesp aponta vendas maiores e expectativa de trimestre melhor

Pesquisa do Ciesp aponta vendas maiores e expectativa de trimestre melhor (Foto: Agência Brasil/ EBC)

A maior parte das indústrias da região de Campinas registrou aumento no valor das vendas totais em outubro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pela Pesquisa Sondagem Industrial do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), realizada mensalmente juntos das empresas associadas.

Segundo a pesquisa, 55% das companhias na região registraram alta nas vendas, enquanto 22% afirmaram que o valor diminuiu e outras 23% responderam que o número permaneceu estável.
As empresas associadas ao Ciesp Campinas movimentam média de R$ 41,5 bilhões por ano. Do total de 494 empresas, distribuídas em 17 cidades da região de Campinas, como Paulínia, Hortolândia e Sumaré, 84 são multinacionais.
Além das vendas positivas em outubro, a maior parte das industrias também aponta otimismo em relação a economia no último trimestre do ano.
O balanço mostra que 67% acreditam que a economia será melhor em outubro, novembro e dezembro em comparação com o mesmo período de 2020.
Mas, os custos com matéria-prima e energia continuaram aumentando, preocupando o empresariado, assim como nas últimas sondagens.
Conforme o vice-diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, os principais indicadores da pesquisa mostram que a indústria segue em busca da sua recuperação. Na avaliação dele, outros indicadores, como volume de produção, queda no nível de endividamento das empresas, utilização da capacidade instalada de produção e lucratividade, apontam para uma “retomada sustentável”.
No entanto, na análise desses dados, o vice-diretor do Ciesp-Campinas mencionou preocupação com os efeitos da inflação para os próximos meses e com a manutenção nos últimos meses do aumento nos custos das matérias-primas (apontado nessa pesquisa por 67% das empresas). Já os custos com energia, água e transporte também aumentaram em outubro para 85% das associadas.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também