O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou a região para nível laranja, de perigo para chuva e ventos intensos para esta sexta-feira (27). O alerta prevê chuvas que podem ir de 30 a 60 milímetros por hora e ventos intensos que variam de 60 a 100 km/h.
A recomendação diante da situação meteorológica perigosa é manter-se muito vigilante sobre os riscos que possam ser inevitáveis.
Gabinete de crise
Para lidar com as fortes chuvas que atingem a região e todo o estado, o Governo de São Paulo montou de forma presencial o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas até esta sexta-feira (27). Com a chegada de uma frente fria, os níveis de acumulados de chuva podem variar nas próximas horas.
Na noite de quarta-feira (25), moradores de Campinas foram alertados para o risco de enxurradas e inundações por meio do sistema Cell Broadcast. Esta foi a primeira vez que o sistema de alerta sonoro da Defesa Civil foi utilizado. O aviso foi emitido às 22h21 de forma preventiva. A mensagem de texto enviadas aos celulares, foi acompanhada de sinal sonoro e vibração dos aparelhos.
O gabinete de crise está mobilizado desde terça-feira (24) de forma remota. Nesta quinta-feira (26), representantes dos serviços essenciais e integrantes das empresas de energia elétrica e abastecimento de água estão reunidos no Palácio dos Bandeirantes permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle. O gabinete de crise deve ficar montado até sexta-feira (27).
Veja abaixo as recomendações da Defesa Civil:
• Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
• Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
• No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
• Evite tomar banho durante a tempestade;
• Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
• Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
• Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
• Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
• Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.