Em Americana, termômetros batem em 39,5°C; Primavera começa hoje prometendo queda nas temperaturas
Dia da Árvore e último dia do Inverno, a terça-feira (21) terminou com novo recorde de calor registrado pelas estações meteorológicas da região. Em Americana, a temperatura subiu ainda mais em relação aos 38,5°C registrados na segunda-feira (20) e chegou ontem a 39,5°C, aferidos pela rede meteorológica automática do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).
A umidade relativa do ar, que tinha baixado para 16% na segunda, chegou ao mínimo de 12,6% nesta terça em Americana.
A Primavera chega hoje, com início às 16h21, em condições de mudança graças a uma frente fria, que deve conter as altas temperaturas.
Rajadas de ventos iniciadas ontem à tarde e que podem persistir na manhã de hoje levarão a quedas tanto nas mínimas (que devem ficar na casa dos 15ºC), quanto nas máximas, que ficarão abaixo dos 30°C, segundo a previsão.
NOVA ESTAÇÃO
Hoje acontece o fenômeno conhecido como Equinócio da Primavera: a duração do dia e da noite será igual, com aumento gradativo da presença da luz solar até a chegada do Verão, em 22 de dezembro.
Na estação em que é esperado o retorno do volume de chuvas, um outro fenômeno deve influenciar nesta projeção.
De acordo com a meteorologista do Cepagri/Unicamp, Ana Ávila, o “La Niña” deve atuar na região Sul, com algum resquício para o Sudeste, com possibilidade de irregularidade de chuvas. Porém, são probabilidades de longo prazo.
Professor aposentado da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, Hiroshi Paulo Yoshizane lembra que o Inverno teve tanto frio quanto calor históricos, e termina com mudança radical nas condições.
A partir de hoje é esperada a predominância de nuvens e maior umidade na condição atmosférica. A chegada da Primavera também reinicia ciclos da fauna e da flora, com novos períodos vegetativos e de reprodução de espécies.
De acordo com o Cepagri/Unicamp, hoje haverá nebulosidade no período da manhã, com diminuição progressiva na cobertura de nuvens a partir da tarde, com ventos intensos e temperaturas amenas, com máxima prevista em 24°C.
Entre hoje e amanhã é esperado mais um declínio nas temperaturas e a quinta-feira deve amanhecer com temperaturas em torno de 12°C, mas a máxima volta a subir, podendo chegar a 29°C.
Chuvas são esperadas para o final de semana, mas não há indicativos de grandes volumes.