A possível irregularidade cometida pela empresa Estapar, concessionária responsável pela Área Azul em Americana, voltou a ser discutida na Câmara Municipal. A empresa é investigada por supostamente utilizar um veículo equipado com câmeras para fiscalizar o estacionamento rotativo, prática proibida por norma municipal desde 2023. A denúncia, registrada em vídeo por um motorista de aplicativo, gerou questionamentos e mobilizou vereadores que acompanham o caso. O tema foi abordado na última sessão ordinária antes do recesso de inverno, realizada nesta terça-feira (15), com a aprovação de 58 proposituras.
O vereador Gualter Amado (PDT), autor do pedido de apuração, afirmou ter sido excluído da comissão criada pelo Executivo para tratar do assunto, apesar de ter iniciado as investigações. “A comissão solicita informações dos vereadores, mas não compartilha detalhes sobre o andamento da investigação”, criticou.
Já o vereador Lucas Leoncine (PSD), líder do governo, informou que o grupo designado pelo Executivo conta com três parlamentares e está na fase preliminar da apuração, reunindo dados junto aos demais vereadores. “A comissão realiza uma etapa preliminar para reunir informações de forma ampla, com envolvimento dos vereadores”, explicou.
Além das discussões sobre a Estapar, os parlamentares também apresentaram um balanço do primeiro semestre da atual legislatura, marcado por temas controversos, como o aumento de 20,5% no IPTU — um dos mais altos do país.

Amado apontou que muitos projetos do Executivo foram aprovados sem a devida discussão. Como exemplo, citou o reajuste do IPTU, ressaltando que sempre tenta apresentar dados e justificativas ao votar contra propostas que considera prejudiciais à população.
Leoncine, por sua vez, afirmou que se esforça para esclarecer os projetos à população, mesmo que muitos munícipes não acompanhem as sessões da Câmara. Ele lembrou que o primeiro ano de mandato exige planejamento e compreensão das demandas da cidade. “O início do mandato exige responsabilidade para garantir os próximos anos de forma mais equilibrada”, pontuou.
Durante a sessão, foram aprovados seis projetos de lei, um de decreto legislativo, dezoito requerimentos e 33 moções. Além disso, 250 indicações foram incluídas na pauta e seguirão para análise do Executivo. Duas propostas foram adiadas e devem retornar à apreciação nas próximas semanas.
O próximo encontro dos parlamentares está marcado para 5 de agosto, às 14h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, após o recesso parlamentar, que ocorre entre 16 e 31 de julho.