
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba vai investir R$ 11,18 milhões na contratação de serviços de reparo na rede de água do município, principalmente aqueles ligados a vazamentos, com a disponibilização de mão de obra qualificada, materiais e equipamentos.
De acordo com o Semae, o investimento vai agilizar o atendimento à população, diminuir o índice de perdas de água tratada, que atualmente chega a 54%, e, consequentemente, melhorar o abastecimento. A previsão é zerar a demanda acumulada de vazamentos que, apenas nos últimos três meses está em mais de 300 ocorrências. A empresa começa a operar a partir da assinatura da ordem de serviço, que deve acontecer nos próximos dias.
“Estamos trabalhando e muito para resolver o problema da água em Piracicaba. Já no primeiro mês de nossa Administração conseguimos aumentar a produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Luiz de Queiroz, prejudicada pelo acúmulo de lodo nos tanques. Agora, com este investimento, vamos agilizar o conserto dos vazamentos nas ruas e avenidas o que, além de garantir mais água para a população, também vai reduzir as perdas físicas de água. É isso que o piracicabano quer e é isso que vamos fazer”, ressalta o prefeito Helinho Zanatta.
De acordo com o edital nº 88/2024, o contrato com a empresa Consórcio Manutenção SJ engloba trocas de ligações de água até 32 mm, reparos em redes de distribuição de água de diâmetro 25 mm até 150 mm em qualquer material, conexões ou vazamentos, bem como a retirada e execução de novo pavimento conforme padrão da Prefeitura de Piracicaba.
Nestes serviços também já estão incluídos o fornecimento dos materiais e conexões – incluindo todos os acessórios necessários, como anéis, flanges, arruelas, parafusos –, os equipamentos e ferramentas necessários e a mão-de-obra qualificada para todas as etapas dos serviços a serem realizados pela terceirizada.
De acordo com o Semae, com apoio da nova empresa o tempo resposta nos atendimentos aos chamados de vazamentos será mais ágil.

Piracicaba possui cerca de 191 mil ligações de água e 1.762,23 km de rede de diversos diâmetros e materiais. “Há redes que foram executadas há mais de 50 anos e, portanto, encontram-se incrustadas e frágeis, o que reduz a capacidade de vazão e aumenta os índices de vazamento, sendo necessária a substituição e/ou desobstrução das tubulações/conexões. Por isso, esse novo serviço se faz necessário, uma vez que nosso indicador de perda é de 54%. Esperamos que, em até três meses, zerar a demanda acumulada de vazamentos”, completou Ronald Pereira, presidente do Semae.
Ainda segundo Pereira, a pedido do prefeito Helinho Zanatta, as frentes de trabalho foram ampliadas já em janeiro. “Em dezembro de 2024, cada Regional do Semae tinha cinco equipes e, em dois meses, cada regional já contava com sete equipes, ou seja, melhoramos o desempenho no tempo-resposta nestes casos. Agora com a contratação desses serviços, ampliaremos ainda mais”, explicou.